Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Bairros São Sebastião e Allan Kardec recebem ações de combate à dengue

ter, 21 de fevereiro de 2017 05:41

Da Redação | Com Assessoria

Mais uma ação foi realizada pela secretaria de Saúde no combate ao Aedes aegypti  para prevenir focos de dengue no munícipio. Ao longo da semana passada, diversas ações de conscientização foram realizadas nos bairros São Sebastião e Allan Kardec, concluídas no sábado, 18, com o mutirão de limpeza.

De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde, Maria Isabel Araújo, uma quantia de 5 a 6 toneladas de lixo que poderia se transformar em possíveis criadouros foi retirada das residências.

Mutirões de limpeza tem continuidade na cidade; no último sábado aconteceu nos bairros São Sebastião e Allan Kardec

Mutirões de limpeza tem continuidade na cidade; no último sábado aconteceu nos bairros São Sebastião e Allan Kardec

 

Desde quarta-feira, 15, a equipe da Educação e Saúde promoveu palestras nas creches e colégios da região. Além da limpeza no sábado, ao longo do dia, moradores e crianças participaram de oficina de reciclagem em tendas montadas em frente a UBSF São Sebastião. O momento também contou com distribuição de brindes e jogos educativos.

“A consciência é sempre mais importante porque a população é o principal aliado no combate. Quando começamos a mobilizar a criança os trabalhos se tornam mais eficazes. Quando eles ajudam a conversar com os pais, mostrando que dá para reaproveitar os materiais, fazer brinquedos e ao mesmo tempo cuidar da saúde, eles são um fator direto de mudança. Falando para os pais esses assumem a consciência de que precisam ser o exemplo para os filhos,” comentou a coordenadora.

O mosquito Aedes aegypti transmite não só a dengue, mas também a Zika, Chikungunya e Febre Amarela. O próximo mutirão será realizado nos bairros Vieno e São Judas Tadeu, no dia 4 de março, segundo informações da secretaria.

Além do lixo, a secretaria recolheu nos dois bairros cerca de 150 pneus, que foram para o depósito da prefeitura. Uma vez por mês, uma empresa especializada leva essa material para ter a destinação correta. “Os pneus ficam em lugar seco, embalados e devidamente armazenados, caso contrário, estaríamos apenas trocando o foco de lugar,” salientou Maria Isabel.

Interessados em receber informações ou que desejem providenciar a destinação correta para pneus, basta ligar no número 3690-3101. Uma equipe do departamento de Controle de Zoonoses vai até a residência do morador e recolhe o pneu sem custo algum.

1 Comentário

  1. Val disse:

    Poderia também ser feito uma matéria pedindo a colaboração da população em atender e receber o agente em suas casas. Outro dia um morador disse que não deixaria o agente entrar em sua casa pois estava acontecendo vários assaltos a em seu bairro e por orientação da Polícia ela não mais atenderia os agentes. É dever de toda a população fazer sua parte no combate ao mosquito, prevenção tem sido o melhor remédio, educação e respeito pelo trabalho do agente também é cidadania.

Deixe seu comentário: