Bairro Laranjeiras recebe nova unidade de assistência odontológica escolar
qui, 23 de outubro de 2014 13:40A assistência engloba desde a escovação supervisionada
até procedimentos de restauração e tratamento
DA REDAÇÃO – A prefeitura de Uberlândia inaugurou nesta terça-feira, 21, no bairro Laranjeiras, uma nova unidade de assistência odontológica escolar, na Escola Municipal Jacy de Assis, que engloba desde a escovação supervisionada até procedimentos de restauração e tratamento. A unidade oferecerá o serviço a cerca de 2.200 alunos na faixa etária de 05 a 14 anos, contemplando também a Escola Municipal Sebastiana Silveira Pinto, localizada na mesma comunidade.
O modelo assistencial odontológico atende 14 escolas de Uberlândia e permitiu ofertar até agora 24 mil procedimentos para manter a saúde bucal dos estudantes. Durante a inauguração, o prefeito Gilmar Machado lembrou a importância das parceiras entre setores da Administração que promovam a qualidade de vida da população. “Uma cidade educadora se faz promovendo cuidados com a saúde, a começar pela boca. Cada servidor da rede de saúde e de educação precisa atuar como promotor da qualidade de vida na comunidade”.
A diretora da Escola Municipal Jacy de Assis, Luciana de Souza Barbosa, comenta que a parceria entre a escola, a família e a Secretaria de Saúde compõe a formação do aluno de modo mais amplo. “A oferta e garantia de assistência à saúde dos alunos legitima o direito de ensinar e garante aos jovens o direito de aprender”.
As equipes do Programa de Saúde Bucal são compostas por dois dentistas e dois auxiliares técnicos que adotam o método de avaliação por escovação supervisionada e fazem a triagem dos casos urgentes. Segundo o odontólogo Ricardo Alves Corrêa, os procedimentos realizados de segunda a sexta, nos consultórios escolares, garantem a cobertura integral das condições de saúde bucal de cada aluno. “É importante liberar o aluno da escola com todos os dentes tratados. Utilizamos o sistema de mutirão se for preciso e nos dias sem aula trabalhamos com o agendamento desses jovens”.
Além de avaliar os riscos na saúde bucal de crianças e adolescentes, as equipes trabalham ações que reforçam a prevenção de doenças relacionadas à falta de higiene dos dentes e gengivas e ainda encaminham para as unidades de Atenção Básica da Saúde os casos detectados na família dos estudantes.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Sebrae Minas lança cursos para ampliar a competitividade dos negócios no mercado editorial qui, 12 de março de 2026
- Montadora investirá R$ 1 bilhão em Minas qui, 12 de março de 2026
- DA REDAÇÃO – 12 DE MARÇO qui, 12 de março de 2026
- AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA VAI DISCUTIR RADARES, VIDEOMONITORAMENTO E ARRECADAÇÃO DE MULTAS EM ARAGUARI qui, 12 de março de 2026
- Araguari intensifica fiscalização para combater focos do mosquito da dengue qui, 12 de março de 2026
- DIREITO E JUSTIÇA – 12 DE MARÇO qui, 12 de março de 2026
- Cascalho Rico realiza mutirão de tomografias em parceria com o AMVAP Saúde qui, 12 de março de 2026
- Prefeitura intensifica ações educativas sobre uso de bicicletas elétricas no trânsito qui, 12 de março de 2026
- Capacitação fortalece atuação das equipes da Assistência Social em Araguari qui, 12 de março de 2026
- MOMENTO DO VÔLEI – 12 DE MARÇO qui, 12 de março de 2026
> > Veja mais notícias...
