Bahia, mar e vida: centenário de Dorival Caymmi
qua, 26 de fevereiro de 2014 00:00Um dos precursores da bossa nova e grande representante da música popular brasileira. Dorival Caymmi completaria 100 anos em 30 de abril não tivesse falecido em 16 de agosto de 2008, aos 94 anos.
A escola de samba Águia de Ouro irá homenageá-lo como tema de seu desfile neste ano, baseando-se em elementos que Caymmi usou como inspiração para compor e cantar. O abre-alas da escola representa o fundo do mar, um dos temas recorrentes em sua obra. O carro tem uma Iemanjá de 12 metros de altura.
Caymmi influenciou as gerações posteriores como um dos principais nomes da bossa nova, o também baiano João Gilberto e faz parte das influências do maestro soberano, o carioca Tom Jobim. Chico Buarque reconheceu para o próprio em um especial para a tevê que o autor baiano era seu “ídolo maior”. Além de músico, também obteve sucesso com a pintura.
O baiano partiu para o Rio de Janeiro quando tinha 22 anos, e lá, começou a compor sambas-canções, prenúncio da bossa nova, movimento que revolucionou a MPB nos anos 1950. Ao lado de Noel Rosa, Pixinguinha e tantos outros, explorou a temática urbana em suas músicas. Uma das mais famosas, ”O que é que a baiana tem?” exalta a beleza e a simpatia da mulher baiana. Também cantou temas urbanos e praieiros, narrando a vida de pessoas simples, como pescadores, dores, paixões e, sobretudo, a capacidade de ser feliz e sonhar com um futuro melhor, mesmo com as dificuldades da vida.
.
Mudhoney em Uberlândia!
Uma das bandas mais influentes do movimento grunge estará em Uberlândia dia 13 de maio. O convite veio da banda Leave Me Out, que além de abrir o show, lança na mesma data seu terceiro álbum, “Endless Maze”. Formado em Seattle em 1988, o Mudhoney tem Mark Arm (voz e guitarra), Steve Turner (guitarra), Dan Peters (bateria) e Guy Maddison (baixo). Eddie Vedder (Pearl Jam) e principalmente Kurt Cobain (Nirvana) eram fãs da banda. Grunge seria a pronúncia desleixada de “grungy” (“sujo”, “lamacento”). Não à toa que tem tudo a ver com o som.
.
Filme afegão aborda violência sexual no país
O cinema se tornou uma poderosa arma para denunciar injustiças no Oriente Médio. “The icy sun” (“O sol glacial”, em tradução livre) narra a história de uma aspirante a atriz que é estuprada por um produtor em Cabul e o esforço para esconder a violência que sofreu. A protagonista do filme, Fereshta Kazemi, nasceu em Cabul, mas passou grande parte de sua vida nos Estados Unidos. Ela contou que durante a filmagem de algumas cenas temeu ser acusada de um crime pela polícia, sobretudo quando filmava durante a noite, acompanhada da equipe masculina. O filme foi inspirado em uma história real.
.
RoboCop “brasileiro”
Está em cartaz nos cinemas brasileiros “RoboCop”. O diretor José Padilha (Tropa de Elite) chegou em Hollywood por cima, com orçamento milionário, nomes de peso no elenco para fazer o que ele chamou de “filme brasileiro”. O motivo? Os responsáveis pela fotografia (Lula Carvalho), o montador (Daniel Rezende) e o compositor (Pedro Bromfman) são todos brasileiros. Mesmo com tanta moral, “RoboCop” não fez muita bilheteria em sua estréia nos EUA. Fãs que apenas comparam o filme com os anteriores, a nevasca e o Dia dos Namorados (afinal, um robô policial não é nada romântico) foram os motivos apontados pelo diretor, vencedor do Festival de Berlim em 2008.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Quase 500 presos fazem Enem em JF sáb, 21 de dezembro de 2024
- Aeroporto Regional ganha acesso sex, 20 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (20/12) sex, 20 de dezembro de 2024
- Gás de cozinha pode ser encontrado em média por R$100,74 no municípioGás de cozinha pode ser encontrado em média por R$100,74 no município sex, 20 de dezembro de 2024
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
- PIB de Minas avança 1,2% no trimestre ter, 17 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (17/12) ter, 17 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...