Quinta-feira, 21 de Novembro de 2024 Fazer o Login

AVC – Acidente Vascular Cerebral

sex, 31 de outubro de 2014 00:00

Abertura Pergunte ao Doutor
1- O que é AVC?

Acidente Vascular Cerebral (AVC) pode ser definido como o surgimento de um déficit neurológico súbito causado por um problema nos vasos sanguíneos do sistema nervoso central. Classicamente o AVC é dividido em dois subtipos:

2- O que é AVC isquêmico?
Ocorre pela obstrução ou redução brusca do fluxo sanguíneo em uma artéria cerebral causando falta de circulação no seu território vascular.

3- E AVC Hemorrágico
O acidente vascular cerebral hemorrágico é causado pela ruptura espontânea (não traumática) de um vaso, com extravazamento de sangue para o interior do cérebro (hemorragia intracerebral), para o sistema ventricular (hemorragia intraventricular) e/ou espaço subaracnóideo (hemorragia subaracnóide).

4-Aprenda a reconhecer o AVC porque tempo perdido é cérebro perdido. Quais são os sinais de alerta?
Início súbito de qualquer dos sintomas abaixo:

·    Fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo;

·    Confusão, alteração da fala ou compreensão;

·    Alteração na visão (em um ou ambos os olhos);

·    Alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar;

·    Dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente.

Se você ou alguém que você conhece estiver com um destes sintomas – NÃO ESPERE MELHORAR!!! CORRA!!! Cada segundo é importante.

LIGUE imediatamente para o número 192 (SAMU) ou Corpo de Bombeiros ou para o serviço de ambulância de emergência da sua cidade, para que possam enviar o atendimento a você.

Outro dado importante é observar / checar / anotar a hora em que os primeiros sintomas apareceram. Se houver rapidez no atendimento do AVC, até 4,5 horas do início dos sintomas um medicamento que dissolve o coágulo pode ser dado aos pacientes com AVC isquêmico, o tipo mais comum de AVC, diminuindo a chance de sequelas.

5-Aqui estão seis passos que qualquer pessoa pode seguir para reduzir o risco e o perigo de um AVC
1.    Conheça os seus próprios fatores de risco: pressão alta, diabetes, colesterol alto.

2.    Seja ativo e faça atividade física regularmente.

3.    Mantenha uma dieta saudável rica em frutas e vegetais e com pouco sal, para se manter saudável e com pressão sanguínea baixa.

4.    Limite o consumo de álcool.

5.    Evite o hábito de fumar. Se você é fumante, procure ajuda e pare imediatamente.

6.    Aprenda a reconhecer os sinais de alerta do AVC.

6-Porque devemos fazer uso de dieta pobre em sal?
É recomendado que o consumo de sal seja reduzido para menos de 5g ao dia para diminuir o risco de ter um AVC.

1.    O sal aumenta nossa pressão sanguínea

2.    Quanto maior a nossa pressão sanguínea, maior nosso risco de um AVC

3.    Os adultos devem consumir menos de 5 g de sal ao dia, e as crianças ainda menos

4.    É importante que crianças não ingiram muito sal, pois a pressão sanguínea pode começar a aumentar na infância
5.    A maioria do sal que consumimos está em alimentos do dia a dia como o pão, molho, queijo e carne processada, bem como o acréscimo de sal na mesa e durante o preparo dos alimentos

6.    Acostume-se a reduzir o sal na alimentação, e você apreciará tanto quanto, ou mais, que o alimento salgado

7-O que é Fibrilação atrial?
Fibrilação atrial (FA) é uma doença cardíaca pouco diagnosticada e pouco tratada e um importante fator de risco para o AVC. A FA faz com que as duas câmaras do coração (os átrios) tremam ao invés de se contraírem efetivamente, o que resulta em sangue não completamente bombeado para fora do coração que, por sua vez, fica acumulado e pode levar a formação de um coágulo. Esses coágulos podem viajar até o cérebro e desencadear um AVC grave e, frequentemente, fatal. AVC devido a FA pode ser evitado com medicações anticoagulantes.

Pessoas que sofreram um ataque cardíaco, que tenham diagnóstico de uma doença cardíaca ou tenham um ritmo cardíaco irregular devem ser acompanhados regularmente nos serviços de saúde com o objetivo de evitar a ocorrência de um AVC.

8-Como AVC pode ser tratado?
Tempo perdido é cérebro perdido.

A partir do início dos sintomas o tempo para tratar o AVC é limitado. Se você suspeitar que você ou alguém próximo esteja sofrendo um AVC, imediatamente:

·    Ligue para um serviço médico de emergência (192 – Ambulância SAMU)

·    Vá até um hospital preparado para atender casos de AVC.

Mesmo se os sintomas desaparecerem em poucos minutos, ligue para o número da emergência (192), pois pode ser sua última oportunidade para evitar um AVC potencialmente fatal. Cuidados hospitalares, medicações, cirurgia vascular e reabilitação são tratamentos importantes após o AVC.

Cuidados Hospitalares

Várias possibilidades de tratamento tem sido eficientes na recuperação após um AVC. A trombólise (tratamento de dissolução do coágulo) é uma importante opção para alguns pacientes e depende criticamente do tempo de espera para o tratamento: o tratamento pode ser dado até 4h e 30 minutos após o início do AVC, mas quanto mais precoce o tratamento é administrado, melhor é o seu efeito.

Pessoas com AVC tem maior probabilidade de sobreviver e obter melhores resultados funcionais se forem admitidos em unidades de AVC, formadas por médicos, enfermeiras e vários tipos de terapeutas experientes.

PENSE RÁPIDO. HAJA RÁPIDO. AVC é uma emergência médica!

Unidades de Reabilitação

Um breve período inicial de Internação na fase aguda do AVC é indispensável,  aonde se deve iniciar o processo de reabilitação interdisciplinar e a prevenção secundária, porém, após a alta o paciente deve ser inserido em um programa de reabilitação com o objetivo de atingir a independência para as atividades da vida diária em um prazo de três meses.

Seja qual for a decisão, o certo é que a reabilitação deve ser iniciada de imediato e que a participação dos familiares e cuidadores se revela da maior importância.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: