Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Aumenta para 13 o número de mortes por Influenza na região

sex, 3 de agosto de 2018 05:00

Da Redação

Dados foram divulgados pela SES-MG na terça-feira onde constam cidades Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Na última terça-feira, 31, a Secretaria Estadual de Saúde – SES-MG – divulgou mais um informe epidemiológico relacionado a casos de Influenza. Segundo o documento constam 13 mortes por Influenza este ano em cidades do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas.

No Triângulo Mineiro, três cidades estão presentes na lista de óbitos pela doença neste ano: Uberlândia (6), Ituiutaba (2), Uberaba (1) e Romaria (1). No Alto Paranaíba apenas Sacramento registrou uma morte por Influenza e no noroeste de Minas Sacramento tem dois óbitos confirmados.

Em Araguari, apenas um caso de Influenza A (H1N1) foi confirmado, mas não desenvolveu a óbito, apesar de ser em uma gestante. “Tivemos quatro casos notificados, sendo três negativos e um positivo para influenza A, H1N1. Nesse caso a paciente veio do Japão para dar à luz e lá no país havia um surto da doença. Ela veio para Araguari com sintomas”, conta Maria Lúcia Hirono, coordenadora de Epidemiologia da secretaria de Saúde. Segundo o boletim, um caso de Influenza A não subtipado também foi registrado na cidade neste ano.

O baixo índice de contágio, acredita Hirono, vem da alta adesão à vacinação no ano passado. “Houve uma grande procura pela vacina, mesmo fora do grupo de risco. Muita gente foi à rede particular porque havia um surto em São Paulo e quiseram prevenir-se.”

Os sintomas das Influenzas A e B são febre alta e súbita, tosse, dor de garganta, dor no corpo, dor nas articulações e de cabeça. No caso da H1N1, subtipo da Influenza A, um sintoma que chama a atenção é a falta de ar e o cansaço excessivo. É importante distinguir a gripe do resfriado comum, que é muito mais leve, com sintomas menos graves como coriza, mal estar, dor de cabeça e febre baixa.

A Campanha de Vacinação contra a Gripe encerrou-se no dia 22 de junho na cidade com resultado positivo na cobertura vacinal: a meta de 90% de imunizados foi atingida pelo Estado. Na cidade, 28.301 pessoas pertencentes a grupos de risco foram imunizadas pela campanha de vacinação.

A transmissão do vírus ocorre por meio de secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada (falar, tossir, espirrar ou pelas mãos) e os sintomas são o aparecimento súbito de febre, dor de cabeça, dores musculares, tosse, dor de garganta e fadiga. Em caso de aparecimento dos sintomas, a orientação é buscar atendimento médico imediato para evitar complicações, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG.

Como forma de prevenção, a população deve evitar aglomerações; não permanecer em ambientes fechados, como salas de espera; abrir as janelas dos ônibus; higienizar sempre as mãos; receber a imunização; obedecer ao período de repouso indicado pelos médicos para evitar a transmissão do vírus.

Números em Minas Gerais

Segundo o boletim epidemiológico, em 2018, foram confirmados, até o momento, 252 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados pelo vírus da Influenza (gripe). Foram notificados sessenta e quatro óbitos associados ao vírus da Influenza. Dos 252 casos de SRAG causados pela Influenza: 8 foram de Influenza B; 66 de Influenza A HINI; 82 de Influenza AH3 e 96 de Influenza A não subtipado.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: