Terça-feira, 10 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Audiência pública reúne estudantes e autoridades contra desperdício de água

qui, 30 de outubro de 2014 00:46

Alunos pretendem cobrar ações a fim de conter a situação em Araguari

O motivo do encontro é o excesso de desperdício de água testemunhado pelas ruas do município. Foto: Divulgação

O motivo do encontro é o excesso de desperdício de água testemunhado pelas ruas do município. Foto: Divulgação

P.J. GODOY – Uma atitude antes que seja tarde demais. É assim que muitos estudantes da Escola Estadual Raul Soares pretendem se manifestar durante uma audiência nesta sexta-feira, 31, diante de diversas autoridades. O motivo do encontro é o excesso de desperdício de água testemunhado pelas ruas do município.

Com a reunião, a expectativa é que a situação ganhe novas perspectivas no cenário local, criando mecanismos para conscientizar e envolver o consumidor. Diante da contradição entre a necessidade de muitos e o desperdício de outros, novas ideias devem ser colocadas em discussão.

Recentemente, alunos da instituição reuniram diversas assinaturas em um abaixo-assinado contra o desperdício. O projeto, desenvolvido para reforçar o alerta à comunidade, faturou o primeiro lugar na Feira Científica e Cultural. Para o professor e orientador do grupo, Nassim Guerra, este é o momento de buscar uma solução.

“Queremos ouvir o que as autoridades têm a apresentar sobre a situação que estamos vivendo. Precisamos de uma mudança rápida e de uma ação concreta para que a população tenha consciência antes que seja tarde demais. É preciso fazer alguma coisa”, manifestou.

De acordo com dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), duas das maiores hidrelétricas de Minas vivem a maior escassez de água desde 2001, quando o descontrole exigiu o racionamento do consumo no país. Além de São Simão, no rio Paranaíba, e Três Marias, no São Francisco, onde a geração de energia está comprometida, o armazenamento também sofreu redução nas usinas de Nova Ponte e Emborcação.

Diante do quadro, o professor da UFU (Universidade Federal de Uberlândia) e presidente da Bacia Hidrográfica de Araguari, Antônio Giacomini Ribeiro, chegou a acenar para uma situação gravíssima, ultrapassando a calamidade testemunhada há 13 anos.

Um dos incentivadores da audiência pública, o vereador Rafael Guedes (SD) reconheceu a falta de mecanismos para conscientizar e penalizar, além de promover bônus para quem economizar o consumo durante o mês. Essas e outras medidas também foram atribuídas em um projeto de lei apresentado recentemente pela vereadora Eunice Mendes (PMDB). Todos os assuntos devem ser discutidos a partir das 10 horas, na Escola Estadual Raul Soares.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: