Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Atraso no pagamento do IPVA resulta em protesto, segundo informações da Receita Estadual

sex, 24 de julho de 2015 08:24

por Mel Soares

O prazo para pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2015 de todos os veículos registrados até 1º de janeiro venceu. E como de costume, a cobrança da documentação em dia tem sido feita pela Polícia Militar através de blitz em diversas regiões da cidade.

Autuação de contribuintes com documentos atrasados tem sido promovida diariamente em Araguari

Autuação de contribuintes com documentos atrasados tem sido promovida diariamente em Araguari

 

No entanto, a preocupação de inadimplentes não se restringe a abordagens policiais, mas também a ação da Receita Estadual em Araguari, que desde o dia 13 de julho começou a autuar os proprietários de veículos por meio de um sistema eletrônico que repassa ao Cartório de Protestos a lista de contribuintes inadimplentes. Até o momento, a inscrição de aproximadamente duzentas pessoas foi encaminhada.

Conforme informações do chefe da Administração Fazendária no município Arthur de Oliveira, a Receita irá concentrar-se ao vencimento deste ano. “Se observado que o contribuinte devedor do exercício de 2015 também não está em dia com o IPVA de anos anteriores, as despesas serão ainda maiores. Lembrando que, se a pessoa tiver a inscrição de seu documento encaminhada ao cartório e cair em uma blitz, seus gastos aumentarão”, alertou.

A frota de veículos em Araguari gira em torno de 60 mil. Até agora, conforme balanço da Receita Estadual, o número de inadimplentes que não cumpriram o calendário de pagamento do Imposto no exercício de 2015 é de aproximadamente 17 mil, número maior em comparação com o mesmo período de 2014.

“Com a crise econômica, a arrecadação inferior ao ano passado é esperada. Mas, a partir da implementação deste sistema de cobrança, a expectativa é de que o número de inadimplentes diminua consideravelmente”, acrescentou.

O pagamento do IPVA fora do prazo sujeita o contribuinte à incidência de multa, calculada sobre o valor do imposto ou da parcela, sendo 0,3% por dia de atraso, quando o pagamento ocorrer até o trigésimo dia ou de 20% a partir do trigésimo primeiro dia, mais juros de mora (taxa SELIC).

Outras informações podem ser obtidas na sede da Administração Fazendária situada na rua Maricota Santos, 41, Centro ou através do telefone 2108-1210.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: