Atendimento da UPA volta ao normal após Missão Sal da Terra ser notificada
sex, 22 de dezembro de 2017 05:42Da Redação
Serviços foram paralisados parcialmente na tarde dessa quinta-feira, 21
Na semana passada a reportagem apurou que os funcionários da Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas – não haviam recebido o salário, e chegaram a discutir sobre a possibilidade de paralisar parcialmente as atividades.
O assunto voltou a ser discutido no início desta semana e contou com o apoio do Sindicato de Saúde de Uberlândia e Araguari que esteve reunido com os funcionários na terça-feira, 19. A reportagem acompanhou as reivindicações que diziam respeito não apenas a falta de pagamento referente ao mês de novembro, mas também do 13° salário.
Nessa quarta-feira, 20, a prefeitura promoveu a transferência de valor superior a 600 mil reais a OS – Organização Social Missão Sal da Terra – responsável pela gestão compartilhada da UPA, sendo assim, os mais de 220 trabalhadores receberam o pagamento referente ao mês de novembro.
Os funcionários também aguardam o pagamento do 13° e por isso mantiveram a decisão de deflagrar uma greve. Conforme apurado pela reportagem na tarde dessa quinta-feira, 21, apenas 30% dos serviços na UPA foram viabilizados, isto é, atendimentos de casos de urgência e emergência.
Ainda na tarde de ontem, a secretaria de Saúde, por meio do titular, João Batista Arantes da Silva, notificou a Missão Sal da Terra com o objetivo de que os atendimentos fossem retomados.
No documento, o secretário de Saúde classifica a greve como ilegal e altamente prejudicial ao interesse público. O descumprimento da advertência poderá resultar em rescisão contratual assim como providências junto ao Sistema de Auditoria do Ministério da Saúde e ao Ministério Público Estadual/ Curadoria da Saúde. No início da noite de ontem, a OS informou que os serviços foram totalmente retomados.
Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, o transtorno relativo ao atraso no repasse tem justificativa nos repasses do ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços – de responsabilidade do governo do Estado, o qual não tem cumprido com o cronograma de pagamento previamente definido. O valor que deveria ter sido repassado em 5 de dezembro era de R$ 713.381,64. Em 12 de dezembro, o valor previsto era de R$ 3.594.474,86, mas o repasse feito foi de R$ 1.881.734,89. E no dia 19 de dezembro, o valor devido era de R$ 2.095.323,19. Há ainda uma expectativa no repasse do ICMS de 27 de dezembro, de R$ 365.836,74.
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Pr fazer festa e lanternagem no visual tmb tem dinheiro. …
Quem tem que assumir esta UPA é a própria prefeitura e esta empresa tem que ter dinheiro em caixa para pagar os funcionários porque deste jeito é muito fácil.É a mesma coisa de quando o serviço de limpeza da cidade era feita pela mesma, a cidade era muito mais bem cuidada. Esse negócio de terceirização é só especulação e esperdício de dinheiro, não tem dinheiro que chega. Até os anos 80 e 90 não tinha isso. Até os enfeites de natal eram guardados de um ano para o outro. Então não precisa de secretário de saúde. A prefeitura tem que pagar os funcionários, tem que repassar dinheiro para todos os custos. Está tudo errado.Só porque rende votos. Vamos mandar esse povo sem serventia embora isso é contra o sistema capitalista. Prefeitura tem que trabalhar é o dia inteiro, tem que ser o regime de uma fábrica. Acabe com a má herança deixada pois quem fez só pensava nos votos e não na cidade.