Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Associação dos Municípios que tem Interesse Pelo Turismo da Alto Mogiana reúne aproximadamente 30 prefeitos

sex, 1 de dezembro de 2017 05:47

por Tatiana Oliveira

Equipe técnica do governo do Estado faz palestra sobre estratégias e o desenvolvimento do turismo às 9h30

Na manhã de hoje, 1º, aproximadamente 30 prefeitos de cidades que abrigaram a as estradas de ferro da Alto Mogiana reúnem-se no anfiteatro do ambulatório do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – Imepac – em palestra sobre estratégias e desenvolvimento do turismo. “A estrada de ferro cruzou Minas Gerais e São Paulo. Teremos representantes de todas as cidades. Serão entre 13 a 15 de MG e aproximadamente 15 de SP”, coloca o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Juberson dos Santos Melo.

Vagão irá abrigar sede da Amitam

Vagão irá abrigar sede da Amitam

 

De acordo com o secretário, o evento também fomenta a economia da cidade, como o mercado hoteleiro, postos de gasolina e restaurantes. “O almoço, que estava previsto na Stevenson, será em outro local, pois o ganhador da licitação ainda está aguardando definição do acesso perante a MGO e está reformando o espaço”, conta Melo. “Ficou definido que na Stevenson irá funcionar uma lanchonete e restaurante. Ainda não há previsão para inaugurar”, completa. Segundo Melo, os prefeitos serão levados em visita técnica à estação e ao vagão de trem localizado entre as avenidas Coronel Belchior de Godoy e Mato Grosso.

Na oportunidade, o secretário pretende mostrar os avanços do Corredor Turístico. “Os prefeitos estão curiosos sobre como estamos fazendo as parcerias público-privadas, sobre a Lei da Cooperação. O momento é oportuno para mostrarmos o desenvolvimento do nosso projeto, os abrigos de ônibus, os portais etc.”, ressalta.

A Amitam

A Associação dos Municípios de Interesse Turístico da Alta Mogiana envolve 30 municípios das regiões nordeste do estado de São Paulo e Triângulo Mineiro. O nome Alta Mogiana se deve à antiga Cia. de Estradas de Ferro Mogiana, que dividiu suas linhas de operação em três regiões: baixa, média e alta.

“A retomada desta ferrovia em termos de operações de transporte, infelizmente, é impossível. No entanto, a história permanece e a AMITAM tem por um dos seus objetivos fazer o resgate histórico desta romântica e importantíssima linha que durante quase um século de operações, trouxe sonhos, pessoas, negócios e oportunidades para esta bela e rica região do sudeste brasileiro”, afirma o site da Associação.

Conforme nota oficial, o turismo foi selecionado como ferramenta de resgate e de fomento de setores econômicos e sociais. “Sabendo que o trade turístico é um dos setores que mais cresce no mundo, ocupando a segunda colocação em faturamento dentro da economia mundial – perde apenas para a indústria do petróleo -, a escolha foi acertada”, coloca o site.

Com esse objetivo, foi criado o Circuito Turístico Alta Mogiana. “Queremos reacender a história, com a missão de produzir desenvolvimento econômico, trazendo em seu bojo a inclusão social e a proteção ambiental através do turismo histórico, cultural, gastronômico, ecológico, rural, de aventura, de negócios, de lazer, enfim, buscar o turista não pelo objetivo puramente econômico, mas sobretudo, para que a memória de um povo, de uma época com suas características, permaneça viva através dos séculos”, completa a nota oficial da Amitam.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: