Associação de Proteção aos Animais pode encerrar atividades em Araguari
sáb, 15 de novembro de 2014 00:18P.J. GODOY – Fevereiro de 2013. Lei 5120 declara a Aproama (Associação de Proteção aos Animais e Meio Ambiente) de Araguari como Utilidade Pública. A partir da medida, proposta pelo vereador Giulliano Souza Rodrigues – Tibá (PTC), a instituição ganhava o direito de receber subvenção da prefeitura, impulsionando suas ações pelas ruas locais. O que um dia foi esperança, se tornou frustração.
Com a determinação, a Aproama somente poderia receber os aguardados recursos em 2014. Apesar disso, a espera continua. Pior ainda, sem qualquer respaldo dos órgãos públicos, a instituição cogita encerrar as atividades. Seria o desfecho de uma trajetória de oito anos em prol dos animais e do meio ambiente em Araguari.
Para quem se entrega diariamente nessa missão, o sentimento não poderia ser outro, senão indignação. Em entrevista ao Jornal Gazeta do Triângulo, Roberto Paganini, presidente da Associação, manifestou a frustração diante da realidade atual.
“Foi com o coração partido que os diretores da Aproama se reuniram e por unanimidade, acenaram para o encerramento das atividades. Sem recursos financeiros, o projeto de castração e apoio dos órgãos públicos, não há como continuar. Foram inúmeras tentativas frustradas de diálogos e minha sensação é de indignação, pois percebo que tudo isso é por falta de vontade”, explanou.
Com base na afirmação do presidente, em maio deste ano um projeto apresentado na Câmara Municipal pelo vereador Levi Siqueira (PMDB), colocava em discussão junto à Aproama a criação de um programa para castração de animais, tornando o aumento gradativo nas ruas uma preocupação de saúde pública, além de mais casos de maus tratos. Apesar disso, a iniciativa acabou sem retorno por parte do Executivo.
De acordo com a Aproama, Araguari detém aproximadamente cinco mil animais entre cães e gatos. Metade deste número vive nas ruas, ampliando a cada mês. Os incentivos à associação faziam parte de uma lista de promessas proferidas pelo prefeito Raul Belém (PP), entre elas a reforma do canil municipal que, no entanto, é de responsabilidade do Executivo.
A possibilidade do encerramento das atividades da Aproama ganhou comoção nas redes sociais. Na página da associação, internautas lembraram a situação do canil.
“O bom funcionamento do canil é obrigação do município. Veterinária, medicação e ração são o básico. A Aproama desenvolve seu trabalho paralelo ao canil, tanto que o maior pedido é em relação a conseguir um lar temporário para animais resgatados, uma vez que o local está sempre lotado (…). O carro preparado para o resgate estragou há muito e foi substituído por uma caixa de ferro puxada por um carro, sem estrutura nenhuma para carregar um animal ferido ou doente. A Aproama pede socorro!”
Segundo a associação, os diretores chegam a tirar dinheiro dos próprios bolsos para custear o tratamento dos animais. Em alguns casos, o valor supera a bagatela de R$ 1.500,00. Até então, eles aguardam um encontro com o chefe do Executivo, caso contrário não restará outra saída a não ser testemunhar o fim de uma era no município.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Trem Ouro Preto/Mariana pode voltar sex, 12 de dezembro de 2025
- Araguari terá novo reajuste nas contas de água e esgoto a partir de 2026 sex, 12 de dezembro de 2025
- DA REDAÇÃO – 12 DE DEZEMBRO sex, 12 de dezembro de 2025
- Jogo do ARAGUARI VÔLEI EVA contra Praia Grande é adiado sex, 12 de dezembro de 2025
- Anabolizantes e aparelhos celulares são apreendidos com grupo de Araguari sex, 12 de dezembro de 2025
- Prefeitura, IMEPAC e Polícia Civil iniciam parceria para proteger jovens dos riscos digitais sex, 12 de dezembro de 2025
- Agora é Lei! Vereador Guilherme Santana tem Lei sancionada: Política Municipal de Prevenção de Quedas entre Pessoas Idosas e tem aprovado Projeto de Lei sobre Conscientização da Psoríase sex, 12 de dezembro de 2025
- RADAR – 12 DE DEZEMBRO sex, 12 de dezembro de 2025
- Motorista morre em capotamento de carreta na BR-050 entre Araguari e Uberlândia sex, 12 de dezembro de 2025
- Projeto “Ver + Educa” leva óculos a mais de 3.500 alunos em Araguari sex, 12 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...


fico em plena indignaçao com esta noticia , fato e que araguari esta perdendo todos direitos , como se nos nao tivessemos direitos de dar opínioes , fato e que quando a eleiçoes prefeito e vereadores prometem e nada compre araguari , a mesma deixou de ser uma cidade sem estrutura , sem lazer, povo indignados om a vida em araguari tentar assim argumentar seu direitos mas nada e feito. aproama tem sido um projeto maravilhoso , e apoiado por maior parte da populaçoes, onde correm atras dauqles pobres coitados que vivem na rua , tentando lutar por animais , e mas importante eles nao desistiram momentop algum deixou claro a todos qual era o seu dever e o buscavam sem esconder niguem a verdade. e triste deparar com animais maltratados, doentes, abandono total, nesta cidade , CADE O PREFEITO QUE APARECEU FAZENDO PROMESSAS PARA MELHORAR A CIDADE O POVO ????/?///// mas esquece que nossos animjais estao incluido nao so nos precisamos , mas sim todos os animais , se fosse os animais do prefeito teria ate um spar pra ele mas como e pra nos pouco emporta,.