Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Associação Comercial e Industrial de Araguari

sáb, 14 de junho de 2014 00:00

abertura Cantinho do Mário
A Acia, foi idealizada por um homem considerado à frente de seu tempo – Joaquim Alves Pereira – conhecido por Joaquim Aníbal.  Com o objetivo de discutir e apontar as carências e unir e mobilizar a sociedade – todos os segmentos, na busca de resultados em prol do desenvolvimento econômico, social e político do município, Joaquim Aníbal reuniu um grupo de empresários-amigos e constituiu, assim, em 19 de maio de 1935 a entidade-mãe Associação Comercial e Industrial de Araguari no Clube Recreativo Araguarino – em sala cedida por Antônio Egydio Siqueira, então gerente do Banco Hipotecário e Agrícola de Minas Gerais.   O prefeito em exercício era José Jehovah Santos – maior produtor de arroz do Estado de Minas Gerais.
acia
A primeira diretoria foi composta por Joaquim Aníbal, Gerson Costa, Antonino Lemos da Silva, Naim Kamil, Augusto Costa, José Nader, Salvador Carvello, Antônio Barbosa, Vicente Carvello, Genésio Batista de Melo, Assad Saad e Abraão José Porto. Durante sua trajetória, várias foram as conquistas da ACIA, graças à credibilidade da associação.  A instalação da agência do Banco do Brasil na cidade, o estímulo à abertura de estradas oficiais, porque aquelas que existiam no município eram particulares e seus donos cobravam pedágio, foram ações articuladas pela Acia.

Com a criação da Companhia de Melhoramentos de Araguari, criada, também, pela motivação da Associação, foi construída a estrada entre Araguari e Corumbaíba e, posteriormente, a ponte Quinca Mariano, por exemplo.   Inclusive, o traçado da BR-050, segundo depoimento de empresários locais, foi modificado de maneira a passar por Araguari por ocasião de trabalho conjunto empreendido pela Acia junto aos órgãos responsáveis pela construção da rodovia.

Durante a 2ª Guerra Mundial, a Associação atuou como mediadora junto aos órgãos do governo no suprimento de açúcar, sal e combustível, por meio de quotas que distribuía entre a população, graças à sua organização. A construção do aeroporto local foi efetivada com interferência da Acia.  Com o desenvolvimento da cidade, o aeroporto operava com até quatro pousos diários com destino às principais capitais, tendo como empresas aéreas Aerovias Brasil, Real, Nacional, Cruzeiro do Sul, Onta e a Vasp.

Em sua sede própria, localizada à avenida Tiradentes – 35, centro, está instalada  desde  1962,  fruto  da  cooperação  de  diretores,  presidentes,  associados  e empresariado local. À Acia se atribui, ainda, a criação de entidades parceiras, como o Sindicato dos Produtos Rurais, Sindicato dos Contabilistas, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o Sindicato das Indústrias Alimentícias, o Sindicato do Vestuário, a Adesa (Agência de Desenvolvimento Econômico e Social), a Actrim (Associação de Compras do Triângulo Mineiro); e a vinda do Sebrae, Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais).

Atualmente, a presidência da entidade está sob a batuta do empresário Sílvio Presley dos Reis.  Sua gestão, certamente, ficará marcada pela conquista da área de mais de 6 mil metros – no Jardim Interlagos, para a construção do Centro Empresarial – um espaço mais amplo e moderno, adequado ao crescimento do município.

Diante da história da Acia, pode-se comprovar que, além de atuar em favor dos associados  –  oferecendo  produtos  e  serviços  (como consultas  de  crédito  ao  SCPC, Medicina e Segurança do Trabalho, alerta de roubos e extravios de documento e/ou cheques etc.), que proporcionam o aquecimento das vendas e segurança nas transações comerciais, a entidade se pauta pelas ações coletivas.

Isto é apenas a pontinha do iceberg dos serviços prestados a Araguari por esta instituição. Visite o site da Acia: www.aciaaraguari.com.br E-mail da Acia: comunicação@aciaaraguari.com.br Endereço da Acia: avenida Tiradentes, 35 – Centro  Fone: 3241-6939 e saiba mais.

O que me impressiona na instituição é a dedicação de seus diretores, que prestam serviço à comunidade somente por idealismo e amor a sua cidade. Oxalá isso se tornasse hábito em todos os seguimentos da sociedade inclusive política, municipal, estadual e federal. Estou atendendo pedidos e sugestões dos leitores apresentando as histórias e participações das instituições na sociedade.
Um abraço a todos.

1 Comentário

  1. José Carvelo Sobrinho disse:

    Sou filho do Vicente Carvelo e sobrinho do Salvador Carvelo

Deixe seu comentário: