Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Assinatura de convênio marca reinício das obras de construção da ETE

qua, 8 de março de 2017 05:40

Da Redação

A ordem de serviço da execução da obra da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) foi assinada ontem em uma reunião na Superintendência de Água e Esgoto, pelo prefeito Marcos Coelho (PMDB) e os representantes da Prefisan Engenharia. A ETE Central permitirá a cobertura quase que integral do município de Araguari. De acordo com a prefeitura, as obras estão estavam paralisadas e foram retomadas depois da resolução de algumas irregularidades referentes ao serviço.

A obra é orçada em quase R$ 39,5 milhões. Deste  total, R$ 31 milhões são provenientes de um empréstimo com a Caixa Econômica Federal e o restante oriundo de recursos próprios. O prazo da obra é de 18 meses. “Com o seu funcionamento, o município passará de 12% a 97% de esgoto tratado”, destacou o Superintendente da SAE, André Reis.

Ordem de serviço para reinício das obras foi assinada na tarde de ontem, com a presença de diversas autoridades locais

Ordem de serviço para reinício das obras foi assinada na tarde de ontem, com a presença de diversas autoridades locais

 

A ação será realizada em uma área aos fundos do Cemitério Park. Ao todo são quatro quilômetros a começar perto da avenida Minas Gerais. A estação de tratamento possui caixa de controle, reatores, filtro biológico, decantadores dentre outras estruturas que compõe as diversas etapas da purificação do esgoto.

Com o início das operações da ETE central, o índice de esgoto coletado e tratado será elevado a 90%, colocando o município dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde. Serão tratados 300 litros de água por segundo. Em um dia, são 25 milhões de litros de água que passarão pela ETE.

Depois de tratada a água volta para o rio e a água que não está em condição volta para passar pelo processo novamente. “Andamos no trecho do Brejo Alegre, praticamente não há vida nesse córrego, é esgoto puro. Quem passa pela Minas Gerais sabe do que estou falando. Parte da galeria de esgoto caiu e isso vai avançando. Quanto mais demorar, maior será a fatia perdida,” destacou Robert Guerra, representante da empresa.

De acordo com Marcos Coelho, o processo havia sido iniciado, porém teve que ser paralisado. “Foram encontradas algumas irregularidades, além da falta de pagamento de desapropriações e empenhos.  A obra está prevista para começar imediatamente,” concluiu.

1 Comentário

  1. Lucia disse:

    Já passou da hora de Araguari possuir uma ETE, mas acho lamentável as ferramentas implícitas que o governo local usa pra superfaturar as obras, como se não bastasse a inoperância do poliesportivo e a situação em que o deixaram. No fim esses projetos não passam de uma grande demonstração do parasitismo da nossa máquina pública, e que não fica limitado apenas aos grupos políticos mas à todos nós, que agimos convenientemente e permanecemos estagnados diante a situações como essa.

Deixe seu comentário: