Segunda-feira, 23 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Araguari ultrapassa mil diagnósticos positivos para o novo coronavírus

qui, 16 de julho de 2020 11:07

 Da Redação

Devido ao alto índice de casos, o momento é de se manter em isolamento e distanciamento social, além de todos os cuidados de higiene

Devido ao alto índice de casos, o momento é de se manter em isolamento e distanciamento social, além de todos os cuidados de higiene

Nesta quarta-feira, 15 – a data estimada para pico da covid-19, Araguari atingiu a marca de 1.050 diagnósticos positivos para o novo coronavírus e 596 casos suspeitos. O município totaliza 3.200 notificações desde o início da pandemia, que foi registrada em meados de março. O número de mortes também aumentou rapidamente nos últimos dias. De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde, o município tem 23 óbitos confirmados e oito em investigação.

Por sua vez, o número de internações diminuiu em comparação ao boletim divulgado na última terça-feira, 14. Eram 37 pacientes internados em leitos de UTI e enfermaria e, nesta quarta-feira, 15, passou para 30. O informativo municipal destaca que pelo menos 580 pessoas se recuperaram da doença até o momento. Apesar da chegada do pico, a situação da pandemia ainda é incerta e a nova expectativa da Secretaria de Estado de Saúde é que ocorra um platô, ou seja, que o contágio tenha estabilidade em um patamar alto.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, somente será possível saber se houve pico ou platô quando os números de novos casos apresentarem queda e que ainda não se pode esperar uma queda imediata nos números do estado. “Quando falamos que teríamos um pico, entendíamos que era um momento de estresse na assistência, mas ainda é impossível falarmos, com certeza absoluta, quantos casos nós teremos e que dia teremos esses casos. Pensar que nós já estamos fora de risco, que daqui pra frente vai cair imediatamente o número de casos, não é muito o que estamos vendo no decorrer da pandemia”, disse.

Ele ressalta que ainda que, mesmo passando por esse período, não é hora para relaxar o isolamento e os cuidados preventivos, pois, os dados estão bastante altos em todo estado. O boletim epidemiológico divulgado pela pasta estadual desta quarta-feira, por exemplo, mostra que o número de casos em Araguari é de 944 confirmações da doença e 20 mortes. Uberlândia, que aparece em segundo lugar no ranking de número de casos de covid-19 registrados no Estado, são 9.370 pessoas infectadas e 148 mortes.

Esta quarta-feira foi o dia considerado pela Secretaria de Estado de Saúde como a data em que se registraria o pico de Covid-19 em Minas Gerais

Esta quarta-feira foi o dia considerado pela Secretaria de Estado de Saúde como a data em que se registraria o pico de Covid-19 em Minas Gerais

Os números sugerem uma estabilização na proliferação do novo coronavírus.  Para a Secretaria Municipal de Saúde, essa análise mostra que as ações do município estão surtindo efeitos. Ainda conforme o levantamento, Belo Horizonte está em primeiro com 11.827 casos confirmados de coronavírus e 296 mortes. São 808 novos casos e 11 mortes registradas na capital mineira em 24 horas. A reportagem verificou ainda que a taxa de letalidade da doença é de 2,1% e 76% das pessoas que morreram tinham mais de 60 anos.

No total, Minas Gerais alcançou a marca de 1.752 óbitos pela doença, além de atingir a marca de 82.010 casos confirmados. Já são 107 dias desde a primeira morte no Estado. Quanto ao cenário nacional, o Brasil tem 74.445 mortes e 1.939.167 casos do novo coronavírus confirmados. A informação é do consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde. O governo brasileiro submeteu um pedido oficial para fazer parte do sistema mundial que está sendo criado para garantir a vacina contra a covid-19. Duas das vacinas mais promissoras contra o coronavírus estão sendo testadas no Brasil. Com quase dois milhões de infectados, o país pode se tornar um grande laboratório contra o coronavírus.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: