Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Araguari tem duas suspeitas de Coronavírus em investigação

qua, 11 de março de 2020 05:20

Da Redação

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) na última segunda-feira, 9, informou dois casos suspeitos de Coronavírus em Araguari. Os casos foram analisados com base no Plano de Contingência do Ministério da Saúde e do Estado de Minas Gerais junto ao Centro de Informações e Estratégias em Vigilância da Saúde (CIEVS).

Conforme informações da secretaria municipal de Saúde, as duas suspeitas recaem sobre dois cidadãos que estiveram em Portugal e retornaram ao município no dia 3 de março, apresentando sintomas respiratórios e vínculo epidemiológico na última quinta-feira, 5. Ambos são do sexo masculino, sendo um de 62 e outro de 64 anos e foram atendidos por um hospital da rede particular.

A pasta responsável ainda informou que a internação hospitalar não foi necessária. Após o atendimento médico, a Vigilância Epidemiológica (Vigep) foi acionada e amostras foram coletadas e encaminhadas à Superintendência Regional de Saúde em Uberlândia para o envio do material para o Laboratório da Fundação Ezequiel Dias (Funed) em Belo Horizonte. Os pacientes se encontram em isolamento domiciliar uma vez que a situação é estável. Além disso, as ações estão em acompanhamento pela médica Infectologista da prefeitura.

As pessoas próximas dos pacientes ainda não apresentaram sintoma e foram devidamente orientadas quanto aos cuidados que devem ser tomados. Caso a situação evolua para um quadro gripal com os sintomas característicos de Coronavírus, devem procurar uma Unidade de Saúde mais próxima.

Em entrevista à reportagem, o secretário de Saúde, Guilherme Afonso, afirmou que do ponto de vista de assistência e organização, o município está 100% preparado e ciente de tudo que pode e está acontecendo, e que, os protocolos estão sendo seguidos rigorosamente pela equipe da VIGEP.

Ele ainda alertou quanto aos cuidados que devem ser tomados neste momento. “A recomendação para a população é a mesma. Manter a higiene das mãos e da face, lavar sempre as mãos e passar álcool em gel. Se estiver conversando com alguém que tiver algum resfriado, manter uma distância de aproximadamente um metro. São os mesmos cuidados que devemos ter com qualquer outro vírus gripal”, destacou.

Minas Gerais

Conforme o balanço da SES-MG há 161 casos suspeitos em notificação no Estado, um confirmado e 28 casos foram descartados. A primeira confirmação se trata de uma mulher, de 47 anos, residente do município de Divinópolis, com histórico de viagem para Itália em fevereiro com retorno ao Brasil em março. Ela não foi hospitalizada e está em isolamento domiciliar.

Brasil

Na segunda-feira, 9, o Ministério da Saúde também informou sobre os 930 casos suspeitos de Coronavírus no Brasil. Destes, 25 foram confirmados em todo o país, sendo quatro pacientes hospitalizados. O ministério apontou que três pacientes têm hipertensão, um tem diabetes e um, doença pulmonar.

Os casos confirmados estão nos estados de São Paulo (16), Rio de Janeiro (3), Espírito Santo (1), Bahia (2); Distrito Federal (1), Minas Gerais (1) e Alagoas (1). Além disso, outros 685 casos foram descartados desde o início do monitoramento.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: