Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Araguari tem casos de coronavirus descartados e número de suspeitas cai para quatro

qua, 18 de março de 2020 05:05

Da Redação

Comitê de Gestão de Crise para enfrentamento à doença define medidas preventivas e orientações à população

Das oito notificações registradas na cidade, quatro casos suspeitos de coronavírus (COVID-19) foram descartados. A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde, Guilherme Afonso, que ainda aguarda o resultado dos demais exames que estão sob responsabilidade do Laboratório da Fundação Ezequiel Dias (Funed) em Belo Horizonte.  Enquanto isso, os pacientes se encontram em isolamento domiciliar e também são monitorados pela equipe de Vigilância Epidemiológica do município.

O Executivo criou o Comitê de Gestão de Crise para enfrentamento à doença causada pelo coronavírus visando orientar e atender à população

O Executivo criou o Comitê de Gestão de Crise para enfrentamento à doença causada pelo coronavírus visando orientar e atender à população

 

Diante deste cenário, o Executivo criou o Comitê de Gestão de Crise para enfrentamento à doença causada pelo coronavírus. Para isso, na última segunda-feira, 16, aconteceu a primeira reunião com a presença de representantes da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, Conselho Municipal de Saúde, Upa (Unidade de Pronto Atendimento), Santa Casa, Hospital São Sebastião, Samu e Ministério Público, que discutiram as principais medidas para amenizar a disseminação do vírus. “Estamos preparando estratégias para um cenário de crescimento quanto ao número de casos com a chegada das temperaturas mais baixas e o previsto aumento de registros de suspeitos da doença”, explicou.

Durante o encontro, uma série de ações ficou acertada como a suspensão das aulas na rede pública municipal. Unidades particulares e estaduais também decidiram parar devido a recomendação do governo do Estado, além disso, eventos culturais, artísticos ou esportivos estão suspensos pelos próximos 60 dias. Quanto aos atendimentos nos órgãos da administração municipal somente serão com o prévio agendamento durante o mesmo período, visando evitar aglomeração de pessoas nas repartições públicas.

Segundo apurou a reportagem, devido à recomendação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), o Cartório Eleitoral de Araguari atenderá os eleitores até o dia 8 de abril por meio de agendamentos que devem ser feitos através do site do TRE-MG ou através do Disque Eleitor 148. A coordenação do Juizado Especial da Comarca de Araguari também decidiu suspender as audiências criminais, além de todas as audiências de conciliação relativas a processos cíveis que se encontram designadas até o dia 27 de março.

As atividades e o atendimento ao público no Sine de Araguari também estão suspensos temporariamente. A orientação é para que o trabalhador utilize as plataformas digitais para encaminhamento de mão de obra e postagem de seguro desemprego. Todas as vagas estão disponíveis nas plataformas de acesso digital, nas plataformas web e nas lojas virtuais para acesso pelos smartphones. A unidade poderá fazer o serviço de captação, intermediação, convocação e administração de vagas, cujo atendimento seja estritamente realizado por telefone e e-mail.

A população está sendo orientada a evitar frequentar estabelecimentos como bares, restaurantes, shopping, cinemas, academias, clubes e templos religiosos, dentre outros, além de procurar os serviços de saúde nos casos de real necessidade. A situação tem motivado a suspensão de eventos como o cancelamento da Fenicafé que seria realizado nesta semana. O Sindicato dos Produtores Rurais de Araguari também anunciou o cancelamento da 51ª Expo Araguari por tempo indeterminado. “Estaremos nesse período, trabalhando para que, assim que possível, possamos realizar a melhor ExpoAraguari de todos os tempos,” informou a organização por meio de suas redes sociais.

Conforme tem acompanhado a reportagem, as regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba somam 50 casos em investigação, um caso confirmado e seis descartados. As informações são do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) divulgado na última segunda-feira.  Cinco novos casos suspeitos de coronavírus em investigação foram registrados em Uberlândia, segundo o boletim. A prefeitura de Uberlândia também confirmou o primeiro caso de coronavírus na cidade no início da tarde desta terça-feira, 17.

Em entrevista, o secretário municipal de Saúde, Gladstone Rodrigues da Cunha, ressaltou que o paciente é uma pessoa do sexo masculino, não é idoso e não chegou a ser internado em unidade pública de saúde. O secretário afirmou ainda que está sendo feita a contraprova, ou seja, exames foram coletados e serão enviados para Belo Horizonte. Uberlândia continua sendo a segunda em Minas Gerais com maior número de casos suspeitos, atrás apenas de Belo Horizonte – com 153.

Patrocínio, por sua vez, é a única cidade da região com caso confirmado de coronavírus. A SES-MG informou que se trata de uma mulher de 37 anos, residente no município, com histórico de viagem para a Itália. A paciente está em isolamento domiciliar, bem como os familiares, sendo que nenhum deles apresenta sintomas do coronavírus. No Estado, há 420 casos suspeitos em investigação, seis confirmados e 85 casos foram descartados.

Situação do país

No Brasil são 234 casos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus, conforme atualização do Ministério da Saúde. Além disso, o balanço tem os seguintes destaques:

  • 234 casos confirmados, eram 200 no domingo, 15.
  • 2.064 casos suspeitos
  • 1.624 casos descartados

 

1 Comentário

  1. Maria disse:

    Nem a própria secretaria de saúde tem mascaras para os funcionários usar e nem kit de exames para fazer, que vergonha!!!! Essa cidade tá morrendo cada dia mais esse vírus não é nada perto dessa bagunça de administração.

Deixe seu comentário: