Araguari segue na onda amarela do plano Minas Consciente
qui, 8 de outubro de 2020 10:14Da Redação
A macrorregião de saúde Triângulo do Norte, assim como outras nove regiões apresentam índices favoráveis para a permanência na onda amarela. A decisão foi tomada pelo Comitê de Extraordinário da Covid-19 na tarde desta quarta-feira, 7. Sendo assim, Araguari também está autorizada a manter em funcionamento as atividades comerciais – consideradas essenciais e aquelas não essenciais, como bares, restaurantes e academias.
No entanto, a orientação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) é que sejam mantidas as recomendações preventivas, como uso de máscaras, álcool em gel e principalmente, o distanciamento social. Em Araguari, já foram contabilizadas 3.645 casos e 448 acompanhamentos. O número de recuperados da doença chegou à 3.116.
Em contrapartida, a Secretaria Municipal de Saúde informou o registro de 3.684 casos positivos e 1.646 suspeitas da doença. O número de óbitos se mantém em 81 confirmações e três em investigações. As internações diminuíram em comparação aos últimos dias, segundo o informativo: são 18 pessoas internadas em leitos de UTI, o que representa que a taxa de ocupação está em 90%. Outros 23 pacientes estão em enfermaria. Até esta quarta-feira, 656 municípios haviam aderido ao plano Minas Consciente, o que representa 77% das prefeituras mineiras, impactando 14,3 milhões de pessoas no estado. Conforme as novas deliberações, a macrorregião Triângulo do Sul foi autorizada a avançar para a onda verde do plano, após a região se manter por 28 dias na onda amarela, com estabilidade de bons índices epidemiológicos. A alteração começa a vigorar a partir deste sábado, dia 10. Outras três macrorregiões do estado já estão contempladas na referida onda (Norte, Jequitinhonha e Centro-Sul).
Esse é o estágio mais avançado do Minas Consciente, sendo permitido o retorno das atividades escolares, feiras e parques, por exemplo, desde que seguindo os rígidos protocolos estabelecidos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Mesmo diante do cenário epidemiológico estadual, não há nenhuma região do estado inserida na onda vermelha – quando só são liberados serviços essenciais, como farmácias e supermercados.
Mas, para aprimorar o combate ao coronavírus, o Comitê também definiu mudanças na Deliberação 17/2020, que estabelece as medidas sanitárias para realização de atividades, sendo assim, a limitação de concentração de pessoas será feita por metragem e não mais pela regra que restringe reuniões de até 30 pessoas por evento ou atividade.
Para eventos abertos, a regra será manter o distanciamento de quatro metros quadrados por pessoa. Em locais fechados, a distância obrigatória por pessoa será ainda maior, de 10 metros quadrados. As alterações, entretanto, não valem para eventos vinculados necessariamente às autorizações municipais.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Aeroporto Regional ganha acesso sex, 20 de dezembro de 2024
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
- PIB de Minas avança 1,2% no trimestre ter, 17 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (17/12) ter, 17 de dezembro de 2024
- Sine Araguari disponibiliza diversas vagas de emprego ter, 17 de dezembro de 2024
- Prefeitura celebra o encerramento do Projeto Esporte em Ação 2024 ter, 17 de dezembro de 2024
- Diplomação dos eleitos de Araguari e Indianópolis acontece nesta terça-feira, no Fórum Oswaldo Pieruccetti ter, 17 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...