Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Araguari registra três mortes de macacos com suspeita de febre amarela na zona rural

sex, 10 de fevereiro de 2017 05:13

Da Redação

Doses estão em falta nas Unidades de Básicas de Saúde e nova remessa deve ser entregue na próxima semana

O departamento de Epidemiologia da secretaria de Saúde intensificou, desde segunda-feira, 6, a imunização dos moradores da zona rural contra a febre amarela. A medida preventiva está acontecendo após o registro de três mortes de macacos na zona rural, que podem ter ocorrido devido à doença.

De acordo com a coordenadora do departamento de Epidemiologia, Maria Lúcia Hirono, três equipes foram enviadas à zona rural para vacinar os moradores que vivem em um raio de 10 km de onde o animal foi encontrado. “Nossa equipe imunizou praticamente todos os residentes nessa área”.

Nova remessa de vacinas deve ser entregue ao município na próxima semana

Nova remessa de vacinas deve ser entregue ao município na próxima semana

 

A coordenadora comenta que foram encontrados dois novos casos de morte de macacos, que podem ter sido causadas pela doença. “Descobrimos as mortes devido à intensificação da imunização na zona rural. Como os moradores não nos avisaram dos casos antes, não tivemos condições de colher amostras, pois os animais estavam em decomposição”.

Lúcia Hirono ressalta que se novos casos de morte de macacos forem identificados, os moradores da zona rural devem informar o departamento de Epidemiologia imediatamente pelos números (34) 3690-3170 ou 3690-3120. “As pessoas precisam nos avisar a tempo para que possamos encaminhar o animal para os exames. Se estiver em decomposição, não temos mais como analisar”.

Segundo a coordenadora, o município deve receber novas doses da vacina na próxima semana. “As vacinas estão em falta nas Unidades Básicas de Saúde devido à grande procura da população, mas não há necessidade de alarde, pois não tivemos nenhum caso de suspeita de febre amarela em seres humanos no município”.

Minas Gerais

Os casos de epizootia (morte de macacos) estão sendo investigados em diversos municípios do Estado de Minas Gerais. Até essa quinta-feira, 9, notificações de morte de primatas foram registradas em 144 cidades, sendo 70 casos suspeitos, 22 com investigação em curso e 52 confirmações de morte por febre amarela.

O número de mortes e casos confirmados em seres humanos também voltou a subir no país e a expectativa é que o período de Carnaval possa favorecer a disseminação da febre amarela. Em Minas Gerias, o último boletim da secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que existem 908 casos de suspeita da doença, com 190 confirmações. Até o momento, há 146 mortes em investigação, sendo que em 66 foi confirmada a presença do vírus.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: