Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Araguari registra mais de 1.600 casos prováveis de dengue em 2024

sáb, 17 de fevereiro de 2024 08:08

Da Redação

 

No dia 15, a Secretaria de Estado de Saúde publicou um Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de dengue, chikungunya e zika. De acordo com as informações, até esse dia foram registrados 181.645 casos prováveis (casos notificados fora os descartados) de dengue, sendo que 62.872 casos foram confirmados para a doença. Até o momento, há 18 óbitos confirmados por dengue no estado e 100 estão sendo investigados.

Com relação à chikungunya, foram apontados 22.686 casos prováveis, sendo 15.222 confirmados. Até o momento, um óbito foi confirmado por chikungunya no estado e 13 estão em investigação.

Posteriormente, a prefeitura divulgará uma nova data para o mutirão Divulgação

 

Quanto à zika, foram registrados 22 casos prováveis e um foi confirmado. Não há óbitos confirmados ou investigação por zika em Minas Gerais.

Ainda, conforme a Secretaria de Estado de Saúde, em Araguari, até o dia 15, foram registrados 1.672 casos prováveis dengue e 241 de chikungunya. Até o momento, não há nenhum óbito confirmado para essas doenças no município.

Para evitar a disseminação do mosquito Aedes aegypti é necessário realizar algumas ações, dentre elas estão: averiguar se a caixa d’água está bem tampada; deixar as lixeiras bem tampadas; pôr areia nos pratos de plantas; recolher e acondicionar o lixo do quintal; limpar as calhas; cobrir piscinas; tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários; limpar a bandeja externa da geladeira; limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação; limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado; cobrir bem a cisterna; cobrir bem todos os reservatórios de água; usar repelente contra o mosquito; em ambientes internos, ligar o ar condicionado, ou usar telas de proteção em portas e janelas.

É bom mencionar que, a prefeitura criou um ponto de reidratação ao lado da UPA para pacientes com dengue. O intuito é desafogar um pouco o atendimento dentro da

unidade. Além disso, foi montada uma estrutura, em parceria com o Expresso Saúde do IMEPAC e com a UBSF Central, para atender pacientes que foram notificados como suspeitos.

 

São seis salas de hidratação, onde os pacientes recebem a hidratação necessária e é realizada a coleta de sangue para o exame laboratorial, com o objetivo de comprovar se o paciente está ou não com dengue.

Ontem, 16, a prefeitura informou que devido às condições climáticas adversas, com previsão de mais de 80% de chuva para este sábado, 17, o Mutirão da Dengue, que iria ser realizado nos bairros Amorim e Novo Horizonte, foi adiado.

“Com as pancadas de chuva e as altas temperaturas, a população deve estar atenta. Pedimos a todos que redobrem a atenção e os cuidados, para evitar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya”, salientou a prefeitura.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: