Quarta-feira, 26 de Junho de 2024 Fazer o Login

Araguari recebe carro fumacê para intensificar combate à dengue

qui, 7 de maio de 2015 07:14

por Talita Gonçalves

Decreto para contratação emergencial de 30 agentes temporários deve ser publicado hoje, adiantou secretária de Saúde

Araguari vive um surto de dengue e na busca para reverter esse quadro, o município recebeu apoio do governo estadual com a chegada de um carro fumacê, que começa a circular na manhã de hoje, no Centro. A medida, solicitada há algum tempo pela secretaria de Saúde, visa impedir o avanço da doença reforçando o trabalho de combate ao mosquito.

Araguari recebe carro fumacê para intensificar combate à dengue (Facebook)

Araguari recebe carro fumacê para intensificar combate à dengue (Facebook)

 

Como explica o coordenador do Controle de Zoonoses, Wellington Colenghi, o Centro foi dividido em três setores, região com maior número de casos confirmados. “O objetivo é quebrar o ciclo de transmissão da dengue,” disse.

O trajeto inicial do carro fumacê (UBV pesado) inclui ainda o Amorim, bairros nas imediações do Centro e nas periferias, principalmente em locais de difícil acesso. Inicialmente, a previsão é de que o veículo permaneça na cidade por um mês, mas o prazo pode ser prorrogado.

Enquanto isso, os agentes que trabalham com bomba costal (UBV leve) darão continuidade ao trabalho.

É importante que a população mantenha portas e janelas abertas durante a passagem do carro fumacê para que o inseticida se espalhe, alerta o coordenador. “Os agentes de bomba costal fazem a aplicação dentro das residências e por isso o UBV leve é melhor em termos de qualidade. Mas em termos de quantidade, o carro tem condições de garantir a cobertura maior num período menor,” explicou.

CONTRATAÇÃO EMERGENCIAL

No final da tarde de ontem, a secretária de Saúde, Lucélia Rodrigues, informou que pode ser publicado ainda hoje um decreto que garante a contratação emergencial de 30 agentes de endemias para atuar no combate à dengue por 90 dias.

Caso a publicação se confirme, a secretária espera concluir as contratações ainda na próxima semana. “Recebemos muitos currículos de pessoas com experiência, pois não há tempo para treinamento. Vamos iniciar a análise curricular o mais rápido possível,” ressaltou.

Segundo ela, interessados que possuem experiência na área podem deixar o currículo no departamento de Zoonoses, localizado no prédio da secretaria de Saúde. O endereço é rua Dr. Afrânio, 163, Centro.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: