Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Araguari pode iniciar vacinação infantil na próxima semana, diz Secretaria Municipal de Saúde

sáb, 15 de janeiro de 2022 08:04

Da Redação

Ontem, sexta-feira, 14, a primeira criança foi imunizada contra Covid-19 no Brasil. Davi, menino indígena da etnia Xavante de apenas oito anos de idade, foi a primeira criança a ser imunizada contra Covid-19 em nosso país. A imunização do garoto ocorreu no Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, na capital paulista. Neste mesmo lugar, a campanha de vacinação contra o coronavírus foi iniciada no país com a primeira pessoa vacinada, em 17 de janeiro de 2021, a enfermeira Mônica Calazans, que recebeu aplicação da CoronaVac.

Agora, cerca de um ano após a data, os índices da pandemia voltam a crescer e assustam a sociedade, deixando as autoridades em alerta.

Boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira, 14.

 

Com o início da vacinação das crianças, o cenário deve apresentar uma melhora ainda maior, possibilitando o retorno à normalidade com ainda mais segurança, principalmente no que diz respeito ao ambiente escolar.

Em Araguari, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou, nesta sexta-feira, 14, que há expectativa de que a imunização em idade pediátrica contra Covid-19 se inicie ainda na próxima semana na cidade. “Na próxima semana receberemos [vacinas para crianças], mas ainda não há data exata. Há um processo de recebimento e conferência e, provavelmente, na segunda-feira, 17, teremos um retorno sobre o dia do recebimento das vacinas bem como a quantidade de doses para o município”, afirmou Laura Mendonça, secretária interina na Saúde.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) começou a distribuir, na tarde de ontem, 14, 110 mil doses de vacina da Pfizer. Os imunizantes chegaram pela manhã no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins.Este é o 78º lote entregue pelo Ministério da Saúde ao estado e se destina à administração de primeira dose (D1) em 5,91% de crianças de 5 a 11 anos de idade.A distribuição para as Unidades Regionais de Saúde tem início pela capital Belo Horizonte. A previsão é que até a segunda-feira, 17, todas as regionais já tenham recebido os imunizantes.Até 13 de janeiro deste ano, o percentual de cobertura vacinal contra covid-19 com a primeira dose já havia ultrapassado 91,96% da população acima de 12 anos, e a segunda dose alcança 86,27% desse público. Minas vacinou com a dose de reforço mais de 3.670.445 pessoas.

É importante ressaltar que as vacinas para crianças, segundo especialista, são seguras e eficazes, e foram testadas, além de obter aprovação do órgão sanitário responsável.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: