Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Araguari perde seu último ex-combatente da Segunda Guerra Mundia

qui, 31 de agosto de 2023 08:40

Da Redação

Marinho Teodoro da Silva chegou em Araguari aos 3 anos de idade
** Arquivo Gazeta do Triângulo

Faleceu às 16h40 deste dia 29 de agosto de 2023, o ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), Marinho Teodoro da Silva, que completaria 100 anos de idade no próximo dia 2 de setembro. Ele estava internado desde a semana passada, no Hospital São Sebastião, em Araguari.

 

O 2° Batalhão Ferroviário “Batalhão Mauá” lamentou a morte de Marinho Teodoro, herói nacional da Segunda Guerra Mundial, que demonstrou o mais puro sentimento de patriotismo na luta pela liberdade e pela democracia, prestando inestimáveis serviços ao Exército Brasileiro e ao

Brasil, com honradez, coragem moral e integridade.

 

“Marinho sempre expôs sua paixão pela cidade que o acolheu e ostentava com orgulho suas participações nos eventos cívicos-militares do 2º Batalhão Ferroviário. Neste momento de consternação, o 2° Batalhão Ferroviário – Batalhão Mauá expressa as mais sinceras condolências aos familiares, companheiros de Arma e amigos do Senhor Marinho Teodoro da Silva, exemplo de cidadão e verdadeiro herói nacional”, destacou a nota de pesar da instituição.

 

Em 2014, o jornalista Adriano Souza, do Jornal Gazeta do Triângulo, esteve com Marinho Teodoro. Na ocasião, este relatou a experiência vivida entre 1942 e 1945. “Foi uma época muito importante para mim, uma grata experiência da qual me orgulho muito, uma vez que servi a Infantaria em 40 e retornei em 42. Apesar de se tratar de uma guerra, foi tranquilo nas costas marítimas”, comentou, naquela oportunidade.

 

Marinho chegou a Araguari aos três anos de idade, oriundo da vizinha cidade de Anhanguera, Goiás. Era viúvo e pai de três filhos. O sepultamento ocorreu na tarde de ontem, 30, no Cemitério do Senhor Bom Jesus.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: