Araguari participa da 17ª Conferência Nacional de Saúde
qui, 6 de julho de 2023 08:53Da Redação
Entre os dias 1º e 5, aconteceu a 17ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília. Na ocasião, foram apresentadas as propostas votadas nas etapas municipais e estaduais. Propostas essas que visam a melhoria, ampliação e criação de novas políticas de saúde para o melhor atendimento no Sistema Único de Saúde.
Segundo Glaucienia, secretária executiva do Conselho Municipal de Saúde, Araguari realizou a etapa municipal em novembro de 2022, onde os temas pré-definidos pelo Conselho Nacional foram abordados. “Foram eleitos 8 delegados do município, que representaram Araguari na etapa estadual, realizada em Belo Horizonte. Na ocasião, foram votadas todas as propostas apresentadas pelos municípios e Araguari foi destaque, com a eleição três de delegados para a etapa nacional”, disse Glaucienia.
Minas Gerais contou com a participação de 282 delegados, elegidos na etapa estadual, sendo que apenas 210 compareceram à etapa nacional. Araguari elegeu 3 delegados, são eles: Juliano Marques Ferreira (representante dos usuários), Rosana Ferreira Lima Nobre (profissional da Saúde) e Kelly Cristina de Menezes (representante da gestão), podendo comparecer à 17ª Conferência Nacional de Saúde Juliano Marques Ferreira e Kelly Cristina de Menezes.
É bom mencionar que, as vagas de delegado para a etapa nacional foram escolhidas em votação na plenária da Conferência Estadual, por isso os candidatos tiveram que se encaixar em alguns requisitos, são eles: participação, comunicação, conhecimento das propostas apresentadas e capacidade de convencimento.
Segundo o Conselho Municipal de Saúde, a Conferência Nacional de Saúde representa um importante momento de avaliação da situação da saúde no país e de formulação de diretrizes para as políticas públicas no setor; por isso é fundamental ter delegados representando o município, eles defenderam as propostas que demonstram os interesses de melhoria na saúde de Araguari.
“Uma de nossas propostas, que foi votada em Belo Horizonte, recebeu 80% da votação dos presentes da plenária estadual e foi encaminhada para Brasília. ”, salientou a secretária executiva do Conselho Municipal de Saúde.
Essa proposta, trata-se da implementação de uma política nacional de cuidados paliativos, com garantia de financiamento às Redes de Atenção à Saúde e como componente de cuidado na Atenção Primária à Saúde, através da Estratégia de Saúde da Família.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
- PIB de Minas avança 1,2% no trimestre ter, 17 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (17/12) ter, 17 de dezembro de 2024
- Sine Araguari disponibiliza diversas vagas de emprego ter, 17 de dezembro de 2024
- Prefeitura celebra o encerramento do Projeto Esporte em Ação 2024 ter, 17 de dezembro de 2024
- Diplomação dos eleitos de Araguari e Indianópolis acontece nesta terça-feira, no Fórum Oswaldo Pieruccetti ter, 17 de dezembro de 2024
- BR-050 é palco de novos acidentes com vítimas feridas ter, 17 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...