Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Araguari não consta em listagem de cidades que teriam recebido lotes vencidos da AstraZeneca

qua, 7 de julho de 2021 08:15

Da Redação

Diretor da Santa Casa de Araguari conclui sobre importância da imunização na recuperação de pacientes acometidos pela Covid-19

Prefeitura de Araguari garantiu que nenhuma dose vencida ou com prazo de validade curto tenha sido aplicada no município.

Foi publicado no dia 2 de julho, início do mês atual, pelo jornal “Folha de São Paulo”, informações sobre lotes de vacinas que já estariam fora do prazo de validade, o que poderia comprometer a imunização contra a Covid-19 em todo o país.

Imunizantes com prazo de validade expirado já teriam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros e pelo menos 26 mil pessoas recebido a vacina da AstraZeneca após o vencimento. De acordo com o jornal, os dados são registros oficiais do Ministério da Saúde.

Assim, foi divulgada uma lista de municípios que teriam recebido doses dos lotes 4120Z001, 4120Z004, 4120Z005, CTMAV501, CTMAV505, CTMAV506, CTMAV520 e 4120Z025. Os oito lotes totalizavam 3,9 milhões de vacinas contra a Covid-19, mas 3,76 milhões foram aplicadas dentro do prazo de validade, e 139.911 seria o número total de vacinas AstraZeneca vencidas provenientes desses lotes.

O lote da vacina recebida pelo cidadão pode ser verificado no próprio cartão individual de vacinação. No caso de o imunizante pertencer a alguma das oito remessas e ter sido recebido após a validade é aconselhável que se procure a unidade de saúde mais próxima para acompanhamento e maiores orientações.

A reportagem da Gazeta do Triângulo entrou em contato com a prefeitura de Araguari, que garantiu que nenhuma dose vencida foi aplicada na população, uma vez que tem sido realizado um trabalho de verificação das doses antes do uso. “Nossas equipes da vigilância sanitária e epidemiológica conferem vidrinho por vidrinho em todos os lotes. Dessa maneira, se acontecer de recebermos uma remessa com vacinas vencidas ou com prazo de validade curto devolveremos para a Regional de Saúde e solicitaremos a substituição dessas doses”, informou o secretário municipal de Gabinete, Flávio Soares. “Em Araguari não houve a administração de nem uma única dose fora do prazo de validade”, finalizou o chefe da comunicação institucional da gestão municipal.

Araguari trabalha atualmente com aplicações de quatro marcas de vacinas: Pfizer, CoronaVac, AstraZeneca e Janssen.

Apesar disso, outras cidades na região do Triângulo Mineiro e localidades próximas constam na listagem de municípios que teriam recebido vacinas da AstraZeneca que faziam parte dos lotes em questão, como Uberaba, Patos de Minas, Araxá, Coromandel e Frutal. As cidades, por meio de suas prefeituras, negaram a aplicação de doses vencidas.

O Ministério da Saúde alega que todas as doses são enviadas dentro do prazo e que, caso aplicações fora do período aconteçam, é preciso passar por uma nova aplicação “respeitando um intervalo de 28 dias entre as doses”. Assim, caso alguma vacina seja aplicada foram do prazo não deve ser considerada válida, e o caso deverá ser acompanhado pela Secretaria de Saúde local.

 

Vacina tem sido decisiva na recuperação de pacientes acometidos pela Covid-19, diz diretor da Santa Casa

De acordo com o diretor da Santa Casa de Misericórdia de Araguari, Danilo Coelho, a imunização tem sido decisiva na recuperação de pacientes acometidos pela Covid-19. Ele conta que pacientes estão se recuperando sem necessidade de intubação. “Na segunda-feira, 5, houveram três altas. Uma jovem de 21 anos de idade já estava intubada há 38 dias, e recebeu alta. Ela não havia sido vacinada. No mesmo dia dois pacientes com mais de 70 anos de idade também receberam alta. Eles não precisaram de intubação, e já estavam imunizados com a CoronaVac”, ressaltou o diretor.

Ainda, Danilo explicou que óbitos de pessoas vacinadas contra a doença ocorrem, geralmente, quando o paciente contrai a doença logo após receber a vacina, não havendo o prazo para completar o ciclo de imunização.

Por fim, os cuidados sanitários devem seguir sendo observados, mesmo após a vacinação, como o uso de máscara, álcool gel e o respeito ao distanciamento social.

“O mais importante é que as pessoas tomem a vacina, as duas doses, independente da marca, e respeitem o período de janela para completar a imunização”, finalizou.

Além disso, nesta quarta-feira, 7, Araguari passa a vacinar pessoas com 48 anos completos. A vacinação de primeira dose para este grupo ocorre na UBSF Paraíso e UBSF Brasília, das 8h às 16h. Os caminhoneiros são imunizados das 8h às 16h no aeroporto municipal.

Ainda no aeroporto municipal são aplicadas primeiras e segundas doses para idosos; profissionais do transporte coletivo urbano e rodoviário; motoristas do transporte rodoviário de cargas (C,D e E); profissionais da limpeza urbana e coleta de resíduos sólidos; trabalhadores da educação do ensino básico (Infantil, Fundamental, Médio, EJA) e Superior e os agentes das forças de segurança e salvamento (remanescentes), além das Forças Armadas (remanescentes).

Na UBSF Maria Eugênia são imunizadas as pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas e profissionais da saúde.

A prefeitura informou que o cadastro no site (Araguari.mg.gov.br) é obrigatório para todas as pessoas e a documentação necessária varia de acordo com cada grupo (informações durante cadastro). Os motoristas de transporte de cargas precisam comprovar o exercício da atividade.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: