Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Araguari está entre as cidades com ‘risco de morte’, aponta Inmet

ter, 6 de outubro de 2020 20:39

Da Redação

Araguari está entre as 34 cidades do Triângulo Mineiro que apresentam grande risco devido às altas temperaturas. O alerta foi feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta terça-feira, 6, uma vez que a região está registrando temperaturas 5°C acima da média histórica por um período de mais de cinco dias. O índice de umidade relativa do ar em municípios também chegou a 7% em alguns desses dias.

A situação é ainda mais agravada pelas queimadas florestais

A situação é ainda mais agravada pelas queimadas florestais

 

A situação se agrava pela ocorrência de queimadas florestais que vêm sendo recorrentes em toda a região. No último final de semana, por exemplo, o céu em Araguari permaneceu nublado e alaranjado durante parte dos dias. O fenômeno ocorreu devido à fumaça das queimadas e incêndios florestais, que encobriu a cidade.

Na última segunda-feira, 5, por exemplo o Corpo de Bombeiros informou que durante o plantão houve 16 pedidos relacionados a incêndio em vegetação.  Na terça, 6, os números continuaram altos.

No dia 3, a Companhia de Bombeiros Militar também combateu um florestal na BR-050 altura do quilometro seis, sentido Catalão. A guarnição contou que, ao chegar ao local, viu que as chamas haviam atingido várias propriedades da região conhecida como Pão de Queijo, onde foi queimada uma extensa área de pasto e várias áreas de preservação permanente.

A equipe realizou o combate às chamas, porém não foi possível debelar o incêndio, haja vista o local possuir relevo acidentado, prejudicando o deslocamento das equipes. O trabalho contou com o apoio da Polícia Ambiental.

Diante disso, a população tem visto os prejuízos para a saúde, e especialistas alertam que os riscos podem ser vários, desde desidratação, devido ao intenso calor, aliado às dificuldades para respirar, alergias por causa do cheiro forte alusivo à fumaça, entre outros.

Outra preocupação é com relação a casos de hipertermia, que é uma condição médica associada à perda da capacidade de controlar a temperatura corporal, resultando em um aumento descontrolado da temperatura do organismo, sendo o oposto da hipotermia, que também pode representar até risco de morte. Nesta terça-feira, a temperatura máxima prevista em Araguari foi de 35ºC, com umidade em apenas 20%. Em Uberlândia, a máxima foi de 39°C.

Diante da onda de calor, a Defesa Civil está enviando mensagens à população por meio de seus aparelhos celulares, como forma de orientar sobre possíveis situações de risco. Em caso de necessidade, a orientação é acionar socorro por meio do telefone 199.

Cidades mineiras que estão em alerta:

Água Comprida
Araguari
Araporã
Cachoeira Dourada
Campina Verde
Campo Florido
Canápolis
Capinópolis
Carneirinho
Centralina
Comendador Gomes
Conceição das Alagoas
Conquista
Delta
Fronteira
Frutal
Gurinhatã
Ipiaçu
Itapagipe
Ituiutaba
Iturama
Limeira do Oeste
Monte Alegre de Minas
Nova Ponte
Pirajuba
Planura
Prata
Santa Vitória
São Francisco de Sales
Tupaciguara
Uberaba
Uberlândia
União de Minas
Veríssimo

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: