Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Araguari está entre as 573 cidades mineiras que possuem casos confirmados de covid-19

ter, 16 de junho de 2020 11:04

Da Redação

 

Secretário de Saúde Guilherme Afonso explica ocupações dos leitos em Araguari

Secretário de Saúde, Guilherme Afonso, explica ocupações dos leitos em Araguari

A covid-19 já atingiu 573 cidades mineiras, ou seja, 67,7% do território mineiro, segundo balanço da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) publicado na manhã desta segunda-feira, 15. A quantidade de diagnósticos positivos alcançou a marca de 21.728 e 481 mortes causadas pela doença. Atualmente, os órgãos de saúde investigam 235 óbitos que podem estar relacionados com a covid-19. Além disso, em todo estado há 9.694 mineiros infectados e que ainda estão sob monitoramento.

A boa notícia é que 11.553 pacientes estão recuperados da doença. Segundo verificou a reportagem, estas pessoas são aquelas que tiveram diagnóstico de covid-19 e não apresentam sintomas há mais de 14 dias.

No ranking das cidades com mais casos da doença no Estado, Belo Horizonte segue liderando e atualmente, são 3.420 moradores infectados e 67 mortes confirmadas. Uberlândia aparece em segundo lugar, com 2.137 infectados e 38 óbitos.

O referido município se destaca no Triângulo Mineiro devido ao crescente número de casos registrados nas últimas semanas. No último domingo, por exemplo, foram confirmados mais 171 novos casos da doença. Assim, como tem acontecido em toda região, a quantidade de novos casos segue crescendo em Araguari. O boletim estadual aponta para 78 confirmações da doença, 16 pacientes em acompanhamento e 34 pessoas recuperadas da doença. Até o momento apenas uma morte foi confirmada.

Mas os dados continuam divergindo das informações divulgadas diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde. O boletim mais recente divulgado até o fechamento desta edição mostra que as notificações que tiveram resultado positivo da doença já contabilizam 186 registros, além disso, há 366 em monitoramento. No documento consta ainda que 124 pessoas se recuperaram da doença, e há ainda dois óbitos em investigação.

A evolução dos casos do novo coronavírus tem preocupado parte da população, que cobra uma posição mais drástica do Executivo para que o avanço de casos confirmados seja controlado.  O número de internações também teve aumento, sendo que 18 pessoas estão internadas em leitos de UTI e enfermaria.

A suposta informação relacionada à falta de leitos, que tem sido comentada pelos munícipes, foi negada pelo secretário Guilherme Afonso: “Na Santa Casa temos 60% de taxa de ocupação dos leitos clínicos, que são os leitos de enfermaria, estando abaixo da nossa capacidade. O hospital de campanha irá assumir estes pacientes – baixa e média complexidade. Então para a utilização da estrutura é preciso ter uma taxa de ocupação maior e, no cenário atual ainda não há a necessidade de utilizar outra estrutura e empregar mais recuso público, pois, ainda temos 40% de ampliação, considerando que estamos na zona verde, ” explicou.

Com relação às internações em UTI, ele ressaltou ainda que a taxa de ocupação chega à 70%. Assim, para evitar novas contaminações, a orientação é de que a população mantenha o distanciamento social e as recomendações de higiene, além do uso de máscaras em espaços públicos.

 As notificações também tem crescido em todo Brasil e, conforme informações do Ministério da Saúde, são 43.332 mortes provocadas pelo novo vírus e 867.624 moradores que contraíram a covid-19. Os casos recuperados somam 388.492. Entre a unidades da federação com o maior número de casos acumulados desde o início da pandemia, o estado de São Paulo registrou 178.020 casos confirmados e 10.694 óbitos. Rio de Janeiro aparece na segunda posição com 79.572 casos e 7.672 mortes. Em seguida estão Ceará (76.748 casos e 4.861 mortes) e Pará (69.179 casos e 4.191 mortes).

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: