Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Araguari é a quarta cidade mais populosa do Triângulo Mineiro, aponta levantamento do IBGE

sáb, 31 de agosto de 2019 05:48

Da Redação

Araguari registrou um aumento de 0,49% da população entre os anos de 2018 e 2019, aponta o levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicado no “Diário Oficial da União” da última quarta-feira, 28. De acordo com os dados, até o dia 1º de julho o município chegou a ter 117.267 habitantes. Assim, Araguari figura na quarta posição entre as cidades mais populosas do Triângulo Mineiro.

IBGE 2

Até o dia 1º de julho, Araguari chegou a registrar 117.267 habitantes

 

Na região, Uberlândia teve um crescimento populacional de 1,7% em relação a 2018 e chegou a 691.305 habitantes em 2019. Com isso, a cidade segue como a segunda maior população do Estado. Uberaba por sua vez, também computa aumento de 1,03% da população e passou a ter 333.783 habitantes. Em Patos de Minas o aumento foi de 1,09% totalizando 150.833, o mesmo aumento registrado em Araxá, que contabilizou 105.083 habitantes.

Os dados tem chamado atenção dos araguarinos, uma vez que muitos afirmam que no município, a população atual seja igual ou superior a 130 mil habitantes. O questionamento leva em consideração uma pesquisa realizada no início do ano, onde foi identificado que Araguari possui número de habitantes superior ao apresentado em estatística feita pelo IBGE, que na época seria de pouco mais de 116 mil.

Para o levantamento técnico realizado pela Imepac – Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos, foram colhidas informações junto à Sae e Cemig. Os referidos dados apontaram que Araguari possui 52.689 ligações de energia elétrica sendo 44.257 em residências e as demais, em indústrias, comércios e área rural.

Os cálculos da Sae mostram que são 44.290 contas cadastradas e levando em conta que existam em média três moradores em cada residência, a soma ultrapassa 132 mil habitantes. Além disso, as informações divulgadas por meio da 16ª Zona Eleitoral, são referentes a 96.407 cadastrados sendo 4.865 residentes em Indianópolis.

Para falar sobre o assunto, a reportagem entrou em contato com o secretário de Planejamento, Marlos Fernandes. Segundo ressaltou, os dados do IBGE se tratam de uma estimativa, sendo assim, o censo oficial com as informações precisas do munícipio somente será divulgado no próximo ano. “Este levantamento do IBGE é uma atualização dos dados dos municípios brasileiros. Em breve teremos acesso aos dados oficiais que são referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos, como o recebimento de recursos, por exemplo. Assim, é preciso aguardar as informações do censo oficial do Instituto,” ressaltou.

Ainda em relação aos municípios, a projeção do IBGE identificou que as 27 capitais dos estados reúnem 23,86% da população brasileira – o equivalente a mais de 50 milhões de pessoas. A maior população se encontra em São Paulo, com 45.919.049 pessoas, um aumento de 0,83% em relação aos 45.538.936 estimados há um ano.  O estado de Minas Gerais aparece em seguida no ranking com 21.168.791 habitantes, sendo que apenas em Belo Horizonte são 2.512.070. Em nível nacional, a população total é de 210,1 milhões de pessoas em 5.570 municípios. O número representa um aumento de 0,79% na comparação com a população estimada do ano passado, quando o IBGE estimou um total de 208,5 milhões pessoas.

12 Comentários

  1. pc disse:

    Patos de Minas, não pertence ao triangulo mineiro, faz parte do alto do Parnaíba, portanto, Araguari, ocupa o terceiro lugar em nossa região.

  2. ANÔNIMO disse:

    JÁ CANSEI DE FALAR A MESMA COISA! ALTO PARANAÍBA NÃO TEM NADA A VER COM O TRIÂNGULO MINEIRO, MAS O POVO INSISTE EM JUNTAR OS DOIS.

  3. Anônimo disse:

    A reportagem fala do Triângulo, mas mistura as zonas. No Triângulo Uberlândia é a primeira, segundo é Uberaba. De acordo com algumas pesquisas parece -me que é Montes Claros é a terceira. Araguari é a quarta.

  4. Anônimo disse:

    Patos de Minas é a terceira mesmo possui 150 mil habitantes. De acordo com Wikipedia ela fica no Triângulo e Alto Paranaíba. Eu fiz confusão com Montes Claros.

  5. Anônimo disse:

    Uberlândia e a melhor cidade para se viver pois la tem mais oportunidades para emprego . Do que adianta a Cidade ter uma população grande se não tem emprego . Araguari nesse periodo melhorou bastante mas depois que vir um shopping vai aumentar muito o poder econômico do Município.

  6. Antônio Donizete disse:

    “Uberlandia é a melhor cidade para se viver”. então muda pra lá e não enche o saco aqui.

  7. Cezar disse:

    Daqui a pouco Araxá e Patrocínio vão passar Araguari. É melhor tirar mesmo o Alto Paranaiba. Araguari já caiu na classificação da Embratur em relação ao turismo. Não adianta ter deputados, se eles não atuam. Ficam so tirando fotos. E um prefeito decorativo.

  8. Anônimo disse:

    As cidades são classificadas pelo número de habitantes. Até pra se colocar um shopping precisa que a população seja de no mínimo 200 mil habitantes. Deve ser por isso que a Mappim não teve mais interesse. Se tiver um aqui é capaz que as pessoas ainda saem daqui e vão comprar no de Uberlândia. A mesma coisa que tem aqui, tem lá, mas a mania faz a pessoa sair para comprar lá. Gosta de prestigiar o comércio de fora e aumentar o PIB de outro lugar. Tem gente que é político aqui, ganha muito dinheiro aqui e vão comer nos restaurantes de lá e também comprar roupas lá. Deve ser porque lá ninguém lá os conhece.

  9. pc disse:

    Se não fossem esses investimentos que estão vindo para Araguari, possivelmente umas dessas cidades citadas poderia até empatar com a nossa cidade, porém, graças a posição estratégicas, estão vindo dezenas de empresas para cá, ganhando com isso geração de empregos. A própria localização tornou-a autossuficiente para a concretização do progresso, ou seja, não precisa intervenção política.

  10. Clareo Lavagem a Seco disse:

    Então é por isso que recebemos tantas buscas por serviços de lavagem de sofá, estofados e veiculos de Araguari no nosso site – https://clareolavagem.com.br/

  11. Guto disse:

    Triângulo e bem.grande de uberaba a Patos de Minas deve ter quase 400km

  12. Wilson Martins disse:

    O IBGE pra Araguari é uma enfermidade…….sempre foi inimigo da cidade, que ao que nos consta seria 132.000 hab no mínimo segundo as casas habitadas.
    Então……nossos deputados estaduais e federais não fazem nada pra cidade nesse sentido.
    Até quando vamos ser ridicularizados dessa maneira?
    S. Paulo tem cidades muito menores que a nossa que tem shopping, aeroportos e que são muito prósperas.
    Araguari tem de sair da mesmice……
    Vamos gente…….agem………

Deixe seu comentário: