Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Araguari deve receber implantação de unidade escolar cívico-militar

qua, 12 de janeiro de 2022 08:04

Da Redação

Araguari deve ter uma de suas escolas municipais geridas com apoio de militares.

O Ministério da Educação publicou um edital na última segunda-feira, 10, definindo a implantação de unidades escolares do modelo cívico-militar nos municípios de Uberaba, Araguari, Montes Claros, Monte Carmelo, Pouso Alegre e Santo Antônio do Monte, que devem receber unidade educacional com gestão compartilhada.

Agora com as sete unidades do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Pecim) em 2022, o estado de Minas Gerais passa a contar com novas unidades desse modelo. Duas foram implantadas no primeiro ano do programa, em 2021.

O colégio cívico-militar tem militares da reserva, que atuam no campo da gestão escolar e educacional. Já a parte pedagógica fica sob a responsabilidade de pedagogos e profissionais de Educação. O modelo não é totalmente militarizado no ensino, porém não é civil. O modelo cívico-militar é diferente do modelo das escolas militares mantidas pelas Forças Armadas. Conforme o MEC, as secretarias estaduais de educação continuariam responsáveis pelos currículos escolares e caberia aos militares a atuação como monitores na gestão educacional.

Ainda de acordo com o Ministério da Educação, esse modelo de escola costuma apresentar menores taxas de evasão e de reprovação em relação aos modelos tradicionais. Apesar disso, muitas escolas públicas não-militares também apresentam resultados de excelência.

A unidade em questão pode significar, quando vier a ser implantada, um avanço no âmbito da Educação na cidade de Araguari, já que as Escolas Cívico-Militares devem ser públicas, gratuitas, sem reserva de vagas para filhos de militares, sem processos seletivos e abertas para toda a população.

1 Comentário

  1. Selma Maria Rodrigues disse:

    Aonde, é quando será essa escola?

Deixe seu comentário: