Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Araguari contabilizou sete tentativas de suicídio no primeiro semestre de 2017

ter, 5 de setembro de 2017 05:59

Da redação

Em Araguari, a 3ª Companhia de Bombeiros Militar registrou sete tentativas de suicídio e nenhum caso confirmado, no primeiro semestre de 2017. Ano passado foram dois casos concretizados.

Estudos apontam que o suicídio está diretamente ligado a transtornos psiquiátricos, sendo a depressão um dos principais. Estima-se que 350 milhões de pessoas sofrem com o transtorno. Levando esse dado em consideração, a depressão foi o tema da Campanha do Dia Mundial da Saúde de 2017.

“Falar é a melhor solução” é um dos slogans da campanha Setembro Amarelo.

“Falar é a melhor solução” é um dos slogans da campanha Setembro Amarelo.

 

A depressão é uma condição séria de saúde, que em casos drásticos leva ao suicídio, responsável por 30% dos casos. Cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio no mundo; a segunda maior causa de morte entre jovens entre 15 e 29 anos, de acordo com o Ministério da Saúde. Dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) registram quase 12.000 pessoas que cometem suicídio por ano, no Brasil; em média, 32 pessoas por dia.

10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, por isso foi criada a campanha Setembro Amarelo com ações de conscientização e com o objetivo central de informar e prevenir o suicídio.

De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, a campanha alcançou mais de 50 milhões de pessoas no Brasil, por meio de palestras e atividades especiais. A ABP afirma que “falar sobre suicídio de maneira responsável e com base em informações corretas ajuda na sua prevenção”.

O Centro de Apoio Psicossocial – Caps, de Araguari, ainda está fazendo reuniões para determinar as atividades no decorrer do mês, mas, de forma geral, é desenvolvido um trabalho com os pacientes a respeito do tema.

De acordo com Gabriel Facincani, psicólogo do Caps, diversas variáveis podem levar ao suicídio; a pessoa sente que não tem mais saída. É um sofrimento psíquico muito grande, fazendo com que a pessoa tenha essa “escolha definitiva”. Então, a equipe do Caps realiza diversos estudos para se capacitar e saber lidar com os pacientes que tentaram suicídio.

Setembro Amarelo

A Campanha Setembro Amarelo iniciou as atividades em 2014, por meio do Centro de Valorização da Vida, Conselho Federal de Medicina e Associação Brasileira de Psiquiatria. Em 2015 ganhou notoriedade no país.

Esse ano, várias atividades são realizadas no Brasil, para isso foi disponibilizado material de apoio para quem quer participar da campanha.  Mais informações no site: http://www.setembroamarelo.org.br/.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: