Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Araguari aguarda por novas doses da vacina contra meningite C

qua, 3 de maio de 2023 08:04

Da Redação

Cidadãos que tenham 16 anos de idade ou mais compõem o público-alvo da campanha

No dia 28, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) ampliou o prazo para a vacinação contra a meningite C no estado. O novo prazo termina no dia 30 de julho para todos os cidadãos que tenham 16 anos de idade ou mais e ainda não se imunizaram contra a doença.

Segundo a SES-MG, a ampliação se fez necessária por causa da intensa procura pela vacina nos municípios de Minas.

A meningite é uma infecção das membranas que recobrem o cérebro (as meninges). Essa inflamação afeta toda a região e atrapalha o transporte de oxigênio às células do corpo. A doença causa sintomas, como: dor de cabeça e na nuca, rigidez no pescoço, febre e vômito. Ela pode evoluir rapidamente, em especial entre crianças e adolescentes, para perda dos sentidos, gangrena dos pés, pernas, braços e mãos.

 

Vários agentes infecciosos causam a meningite. Geralmente, os quadros causados por vírus são menos graves. Já os que surgem em decorrência de bactérias (ou, raramente, de fungos) são perigosos, com taxa de morte em cerca de 20%. Além disso, dois a cada dez sobreviventes têm de conviver com sequelas, a exemplo de surdez, paralisia ou amputação de membros.

O sorogrupo de meningococo mais frequente no Brasil é o C, por isso a vacina foi incluída em 2010 no Calendário Nacional de Vacinação da criança pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Segundo a diretora de Vigilância de Agravos Transmissíveis da SES-MG, Marcela Ferraz, a secretaria solicitou ao Ministério da Saúde o envio de novas doses da vacina Meningocócica C para o atendimento da demanda do estado. “A previsão é que 400 mil doses sejam entregues à SES-MG até o dia 2 de maio de 2023, quando serão conferidas e separadas antes do envio às Unidades Regionais de Saúde do Estado, de modo a dar andamento à estratégia de ampliação”, disse a diretora, no dia 28 de abril.

Ontem, 2, a reportagem da Gazeta conversou com a secretária Municipal de Saúde, Soraya Ribeiro, para saber como está a vacinação contra a meningite em Araguari. “A campanha foi ampliada, porém o estado não disponibilizou mais vacinas”, disse.

Ainda conforme a chefe da pasta de Saúde, quando o município pediu reposição da vacina, a Unidade Regional de Saúde respondeu que o Ministério da Saúde ainda não disponibilizou mais doses para a Rede de Frio Estadual, “Estamos aguardando mais informações sobre disponibilização das doses para ampliação”, explicou a Unidade Regional.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: