Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Araguari adere ao programa estadual Minas Consciente

qui, 6 de agosto de 2020 16:12

Da Redação

Além da adesão ao programa, o município também informou o recebimento de respiradores e a ampliação de leitos

Além da adesão ao programa, o município também informou o recebimento de respiradores e a ampliação de leitos

Araguari aderiu ao Minas Consciente, programa criado pelo Governo do Estado para orientar os municípios quanto à retomada segura das atividades econômicas. A decisão está prevista pelo decreto nº. 137, publicado no Correio Oficial, na edição desta quarta-feira, 5. Araguari pertence à macrorregião Triângulo Norte que, atualmente, está classificada na onda branca, sendo apta ao funcionamento apenas das atividades essenciais e de baixo risco.
Agora, o Executivo aguarda as novas diretrizes do plano, que serão anunciadas pelo governo do Estado nesta quinta-feira, 6, quando serão definidas as regiões e suas respectivas ondas. Diante da solicitação de representantes do comércio quanto à necessidade de retomada das atividades econômicas, o município informou que irá seguir as diretrizes do programa, mas intensificará a fiscalização para evitar aumento dos casos da doença.
Os empresários e proprietários de estabelecimentos comerciais também precisam estar atentos a alguns critérios. Dentre eles estão os procedimentos de higienização e segurança, bem como, garantir as regras de postura pelos clientes e pelos empregados. A Secretaria Municipal de Saúde chama, ainda, a atenção da população, que também precisa “observar os protocolos de comportamento quanto à higiene, proteção como o uso de máscaras e principalmente, o distanciamento e isolamento social, que são práticas necessárias à contenção do avanço da covid-19 em Araguari”.
Os resultados deste trabalho serão acompanhados pelo Comitê Macrorregional ou Comissão Intergestores Bipartite Microrregional, que será informado sobre os indicadores epidemiológicos e a capacidade assistencial de saúde do município, que atualmente já registra 1.600 casos positivos da doença e outras 943 suspeitas. O número de óbitos também chama a atenção da população: um novo óbito positivo para covid-19 foi informado pela pasta. A paciente residente em Araguari, tinha 80 anos. Também foi contabilizada mais uma morte suspeita, de uma paciente de 88 anos que estava hospitalizada. Assim, o município chega à 46 mortes confirmadas para covid-19 e cinco estão sendo investigadas. Há ainda 1.218 pacientes recuperados.
Por sua vez, o boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) destaca a notificação de 1.574 diagnósticos da doença, 44 óbitos confirmados e 379 pacientes em acompanhamento. Para acompanhar a taxa de ocupação de leitos, a pasta municipal está divulgando os dados referentes às internações que já somam 33, sendo 13 em UTI e 20 em enfermaria. Para ampliar o atendimento aos pacientes, a prefeitura informou que recebeu mais 10 respiradores do estado e a Santa Casa concluiu a ampliação de leitos para UTI, contando agora com 20 leitos para pacientes da covid-19, e suprimindo assim 10 leitos de enfermaria conforme foi desenhado pelo plano de contingência do município.
A direção da Santa Casa reforçou que, desde início da pandemia, em março, se colocou à disposição do município para ser referência no atendimento de pacientes graves acometidos pela covid. “Construímos, no início, 10 leitos de UTI exclusivos para covid. E no final do mês passado conseguimos ampliar, construindo mais 10 leitos”, ressaltou o gerente Danilo Coelho.
Além disso, no Hospital de Campanha será ampliado até 26 leitos de enfermaria, conforme demanda. “Em reunião com Ministério Público de Minas Gerais, secretaria de Saúde, superintendência regional de Saúde e Santa Casa, fomos habilitando e ampliando a estrutura de leitos ao longo desse período”, explicou Fabrízio Alves, secretário de Saúde.
Conforme apurou a reportagem, menos de 2% das cidades brasileiras ainda não tiveram nenhum caso de covid-19, a maioria delas em Minas Gerais, sendo 41 no interior do estado. Por outro lado, Minas voltou a bater um novo recorde de mortes registradas em 24 horas. O balanço da SES-MG aponta para 3.195 mortes registradas durante toda pandemia. Também há 139.661 mil casos confirmados, sendo 28.102 em acompanhamento e 108.364 recuperados. Ainda de acordo com o informativo estadual, o número de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) aumentou 1.238% em 2020, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: