Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Araguari 136 anos: município celebra aniversário sem desfile cívico-militar

qua, 28 de agosto de 2024 09:53

Da Redação

 

Hoje, 28, Araguari celebra 136 anos de emancipação política. Conhecida por sua importância na área de logística, a cidade mantém o charme e os traços de um município interiorano, com raízes que remontam aos desbravadores e um desenvolvimento ligado à chegada da ferrovia.

Entre os pioneiros das terras de Araguari, destaca-se o bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva. No século XVIII, ele partiu da cidade de Sabará para explorar a região que

hoje conhecemos como Triângulo Mineiro, sendo um dos primeiros desbravadores a chegar a essa área.

No século XIX, o comissário de sesmarias Antônio Resende da Costa, amplamente conhecido como “Major do Córrego Fundo”, fez a doação das sesmarias da região para a igreja do Senhor Bom Jesus da Cana Verde do Brejo Alegre. Em abril de 1840, uma paróquia foi estabelecida ao redor da capela, e os residentes, especialmente os fazendeiros locais, fundaram um povoado que recebeu o nome de Arraial da Ventania.

Em 1882, o povoado foi elevado à condição de Vila de Brejo Alegre. No entanto, a cidade só ganhou sua forma definitiva em 28 de agosto de 1888, quando a Assembleia Provincial de Minas Gerais oficializou a sua emancipação.

Em alusão ao aniversário do município, a Prefeitura de Araguari, através da Fundação Araguarina de Educação e Cultura (FAEC), em parceria com a Associação Mutirão, a Associação Quantarte Cultural e o Governo de Minas, por meio da Lei Paulo Gustavo, promoveram quatro dias de festividades no Parque dos Ferroviários. Dentre as atrações estavam: as bandas Kasa Kaiu, Sociedade Livre, Sedusamba; a dupla Matheus e Roander; o espetáculo Fragmentos; e a cantora Karol Reis.

Ontem, 27, a reportagem da Gazeta entrou em contato com a FAEC para confirmar se hoje haveria alguma festividade em celebração ao aniversário de Araguari. De acordo com a FAEC, promover um show hoje seria difícil, considerando que muitas pessoas precisam trabalhar ou

estudar amanhã. Por isso, a cantora Karol Reis foi a responsável por celebrar o aniversário do município com uma apresentação ontem.

O Jornal Gazeta do Triângulo também conversou com o Segundo Batalhão Ferroviário – Batalhão Mauá, para verificar se haveria o desfile cívico-militar em alusão à data. De acordo com o batalhão haverá desfile no dia 7 de setembro.

Por outro lado, a fanfarra da Escola Estadual Madre Maria Blandina realizará um desfile. A ação acontecerá para estudantes e familiares, na avenida Nicolau Dorázio, 129, às 9h.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: