Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Após orientação da Anvisa, Araguari suspende vacinação de gestantes

qua, 12 de maio de 2021 11:04

Da Redação

Com o início da vacinação da população de acordo com os grupos prioritários, agora, em Araguari, o processo alcança pessoas acometidas por comorbidades. Além do aeroporto municipal, vários locais pelo município estão sendo utilizados para aplicação das doses.

As vacinas recebidas pelo estado de Minas Gerais serão distribuídas às Gerências Regionais de Saúde

 

A campanha segue, desde ontem, 11, para pessoas com mais de 55 anos de idade que comprovem alguma comorbidade diversa. A imunização ocorre das 8h às 17h no aeroporto, com a distribuição de pelo menos 400 senhas diárias. Conforme informou a administração, o número pode ser superior, de acordo com a demanda. Estão sendo vacinados os pedestres, bem como as pessoas que optarem por ‘drive thru’.

Os demais locais de vacinação são destinados para pacientes renais crônicos em diálise, na Clínica de Hemodiálise onde recebem tratamento, das 13 às 16h.

Já as pessoas portadoras da Síndrome de Down, recebem a vacina, a partir desta quarta-feira, 12, na Policlínica, das 13 às 16h.

A vacinação contra Covid-19 para gestantes e puérperas está suspensa em Araguari, uma vez que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) orientou que esse público não recebesse doses do imunizante AstraZeneca/Oxford.

O órgão regulador afirmou que os gestores deveriam seguir as recomendações da bula da vacina, que não recomenda sua utilização em gestantes sem prescrição médica. Em algumas cidades, que possuem doses de outros farmacêuticas, substituíram o imunizante e continuaram com a campanha de vacinação destinada às mulheres grávidas.

Em reportagem à Gazeta do Triângulo, a secretária municipal de Saúde, Soraya Ribeiro, esclarece que acompanha as decisões da Anvisa. “A vacina AstraZeneca só foi suspensa para gestantes e puérperas porque houve posição da Anvisa. Ainda aguardamos nota técnica explicativa do Ministério da Saúde”, pontuou.

 

NOVO LOTE

Nesta terça-feira, 11, o governador Romeu Zema (Novo) anunciou em seu Twitter o recebimento da 18ª remessa, com 496.700 doses, que dará continuidade na aplicação da segunda dose em idosos, pessoas de comunidades quilombolas e ribeirinhas e profissionais de Saúde.

A prefeitura de Araguari estima que é possível que as doses sejam entregues ao município hoje, 12. Porém, até o fechamento desta edição, ainda não havia informações sobre a quantidade ou a marca das vacinas a serem recebidas.

De acordo com a gestão municipal, Araguari ainda possui aplicações de primeira dose para idosos com mais de 60 anos de idade e segunda dose de AstraZeneca para quem recebeu a primeira no início de fevereiro, entre os dias 8 e 14, aproximadamente, e mais algumas doses para profissionais da saúde. Essas vacinas estão sendo aplicadas na Policlínica, para não misturar com as destinadas para as comorbidades, que são administradas no aeroporto municipal.

 

CENÁRIO MUNICIPAL

Araguari já soma 12.257 casos de infecção pelo novo coronavírus, atualmente com 3.046 pacientes em monitoramento, sendo 1.452 confirmados e 1.594 suspeitos. No que diz respeito à ocupação dos leitos de UTI, são 18 pacientes na Santa Casa de Misericórdia nas 20 vagas disponíveis. Também, estão ocupados 28 dos 54 leitos de enfermaria disponíveis nos hospitais de Araguari, sendo três no Santo Antônio, oito na UPA, dez no Hospital de Campanha e cinco no São Sebastião. Ainda, foram computados 351 óbitos confirmados para a doença, sendo três nas últimas 24 horas. As informações constam no último boletim epidemiológico municipal, divulgado pela prefeitura nesta terça-feira, 11.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: