Terça-feira, 10 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Após investigação da Lava Jato, ARXO deve retomar obras em maio

qui, 16 de abril de 2015 11:52

Da Redação

Anunciada em novembro de 2014, a empresa Arxo Industrial do Brasil Ltda. especializada na produção de tanques para armazenamento de combustível, divulgou o início das obras no setor industrial de Araguari após acerto de parceria entre os investidores e o município. A instalação ocupa uma área de 14.500 metros quadrados adquirida no km 38 da BR-050, próximo ao trevo de Caldas Novas.

Previsão para conclusão das obras seria de dez meses e geração de duzentos empregos

Previsão para conclusão das obras seria de dez meses e geração de duzentos empregos

 

As obras seguiam normalmente até meados de março deste ano, um mês depois que os três executivos da empresa foram presos temporariamente na 9ª fase da Operação Lava Jato, da Polícia Federal (PF) por suposto envolvimento nos escândalos da Petrobras, onde segundo os investigadores, teria ocorrido pagamento de propina no fechamento do contrato no valor de R$ 85 milhões em outubro passado para que a ARXO pudesse fornecer 80 caminhões-tanque à BR Distribuidora, o que foi negado por um dos executivos em seu depoimento com apresentação de documentos.

A reportagem da Gazeta do Triângulo esteve no local recentemente e constatou a paralisação da obra. O secretario de Desenvolvimento Clésio Meira informou que houve uma suspensão realmente do investimento em Araguari e, em virtude do caso Lava Jato, houve uma suspensão de creditos bancários à empresa que priorizou a conclusão das obras em Recife e Paraguai.

“A ARXO fez acerto com os trabalhadores e previa uma paralisação de sessenta dias, a partir de março. Essa parada foi até sanar as questões que envolveram a empresa na operação Lava Jato, mas foram todas resolvidas e a empresa provou sua idoneidade mantendo inclusive seu contrato com a Petrobras. A previsão é que as obras em Araguari sejam retomadas no próximo mês”, comentou o secretário. Na fase de obras, estimada em 10 meses, a geração de empregos estava prevista em torno de 50 a 80 novos postos. Com a indústria em funcionamento, esse número deve chegar a 200 empregos diretos.

Com matriz em Balneário Piçarras, em Santa Catarina e filial em Cabo do Santo Agostinho, na Grande Recife (PE), a Arxo possui escritórios em São Paulo (SP) e em Assunção, no Paraguai, além de uma rede de representantes no Brasil e Mercosul.

Em 2013, a empresa ampliou o volume de produção de aço processado de 14,5 mil toneladas/ano para 18 mil toneladas/ano. Dos 38 mil postos de combustíveis existentes no Brasil, 70% utilizam tanques jaquetados ecológicos desta empresa, fundada em 1967 como Soldas Pereira e atualmente, referência no setor metal-mecânico brasileiro.

Com a ampliação das atividades em Araguari, a Arxo espera expandir mercado e aumentar o desempenho na região do Brasil Central e no Triângulo Mineiro, uma vez que a distribuição dos produtos, oriundos de outras fábricas, tem como rota a BR-050. A reportagem tentou um contato com a empresa em Santa Catarina, mas a ligação não foi concluída.

1 Comentário

  1. Sheldon disse:

    Espero pelo retorno.
    Que Deus seja sempre o caminha a justiça e verdade.
    Que seus caminhos caminhos sejam limpos assim como Cristo É puro em verdade.
    Que Deus esteja sempre em primeiro lugar em tudo que fizerem!
    Amém.

Deixe seu comentário: