Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Apesar da existência de locais para destinação, entulho ainda é depositado a céu aberto

sáb, 4 de fevereiro de 2017 05:08

por Samara Arruda

Os novos administradores públicos assumiram seus cargos em janeiro e se depararam com um antigo desafio: lixões a céu aberto e suas consequências para a saúde pública.  Na maioria dos casos, o acúmulo de entulho está próximo às residências, podendo atrair animais causadores de doenças. Em Minas Gerais, por exemplo, há uma lei estadual que proíbe o lançamento de lixo “in natura” a céu aberto, sem tratamento prévio, em áreas urbanas e rurais do estado. Porém, através de um levantamento da Fundação Estado do Meio Ambiente (Feam) mais de 260 municípios – ou 31% das cidades, ainda descumprem a determinação e mantêm lixões.

Em Araguari, a falta de destino correto, principalmente de restos de materiais de construção preocupava a população. Conforme acompanhado pela reportagem nos últimos anos, grande parte dos detritos encontrados nos antigos ‘lixões’ era deixada por carroceiros, contratados para colocar fim a produtos gerados por obras em imóveis.

Na tentativa de resolver a situação, foram instaladas seis Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPVs) nos bairros Brasília, Chancia, Fátima, Flamboyant, Sibipiruna e Novo Horizonte, para receber lixos sólidos acumulados pela comunidade. Segundo apurou a reportagem, as unidades estão em funcionamento.

Conforme informações da secretaria de Meio Ambiente, o projeto tem o objetivo de oferecer aos araguarinos suporte adequado para o descarte de detritos, como por exemplo, restos de materiais de construção e móveis velhos, até o limite diário de 2m³ por gerador. A população pode entregar o material gratuitamente nesses locais ou contratar um carroceiro credenciado para buscá-lo.

Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPVs)

Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPVs)

 

“Há pelo menos seis meses as URPVs estão fazendo a correta destinação de resíduos. O material recebido é separado em caçambas e recolhido regularmente. Após a triagem, o entulho vai para a usina de reciclagem, localizada na região do Parque dos Verdes, próximo ao Cemitério Park. Há ainda uma parceria com a Ascamara que busca semanalmente aqueles materiais que podem ser reciclados,” explicou Carlos Roberto Vaz, responsável por uma das unidades.

As unidades não recebem lixo doméstico, lixo de sacolão, eletroeletrônicos defeituosos, resíduos industriais ou de serviços de saúde, nem animais mortos. Apesar da existência de locais específicos para a destinação de entulho, estes materiais ainda são encontrados em terrenos baldios situados em vários bairros do município. Quanto a isso, o secretário de Serviços Urbanos, Candido Costa Arruda, afirmou que a falta de consciência de muitas pessoas ainda é a principal causa da existência de lixões.  “As pastas municipais têm se esforçado para fazer a limpeza da cidade e evitar que haja o acúmulo de lixo nos bairros, entretanto, muitas pessoas ainda tem o costume descartar em terrenos. Diante disso, a prefeitura está fazendo a limpeza destes locais e notificando os proprietários,” ressaltou.

Segundo o secretário, no mês de janeiro foram registradas 285 notificações. A equipe está realizando a limpeza nos bairros Independência e Portal de Fátima. O secretário acrescenta, ainda, a importância de as pessoas utilizarem as unidades de recebimento para o descarte dos materiais. “Também temos em Araguari o Ecoponto de recebimento de pneus. O município tem estes pontos para impedir o descarte irregular então, não tem porque jogar lixo em locais públicos. Isso é um problema para toda a sociedade, pois gera criadouro de mosquitos e pode aumentar os casos de dengue” disse.

Para concluir ele ressaltou que está elaborando um plano de ação para que a limpeza seja estendida aos demais bairros do município.

1 Comentário

  1. Vivian disse:

    Meu marido é carroceiro e precisa saber onde fica esses locais p jogar entulhos,ele já perdeu vários carretos por não saber onde jogar,o único lugar q ele sabe é o do bairro Brasília,tem como me informar bairros e endereço por favor?acho q o q tá faltando é divulgação dos lovais

Deixe seu comentário: