Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Apenas três municípios mineiros ainda não registraram caso de Covid-19

ter, 29 de setembro de 2020 16:20

Da Redação

O município totaliza 77 óbitos confirmados após a realização de exames laboratoriais

O município totaliza 77 óbitos confirmados após a realização de exames laboratoriais

Apenas três municípios mineiros ainda não têm moradores infectados com o coronavírus, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) nesta segunda-feira, 28. As demais 850 cidades seguem a tendência de aumento no número de casos da doença, como é o caso de Araguari que já registra 3.276 confirmações do novo coronavírus e 531 pacientes recebendo acompanhamento.

O número de mortes subiu novamente, totalizando 77 registros. O informativo municipal traz dados maiores, quanto às notificações, apontando para 3.286 caos positivos contabilizados desde o início da pandemia, sendo dez a mais que o boletim anterior. Há ainda 1.532 pacientes recebendo acompanhamento. Os dados ainda apresentam divergências dos dados informados pelo município: com a confirmação de mais uma morte – paciente de 54 anos no domingo, 27, o município totaliza 76 óbitos confirmados e outros três suspeitos.

Durante o final de semana, ocupação de leitos voltou a subir, ficando em 100% a taxa de internações em UTI, sendo 21 pacientes internados e outros 14 em enfermaria.

O aumento também tem sido visto em toda região do Triangulo Mineiro, com destaque para Uberlândia, onde são mais de 27 mil casos da doença, ficando em segundo na lista de municípios com maior numero de casos confirmados e mortes no estado.

Em primeiro continua Belo Horizonte, onde mais de 40.300 moradores foram infectados e cerca de 1.200 mortes aconteceram na capital mineira em decorrência da doença. Minas Gerais caminha para atingir 300 mil diagnósticos de covid-19, uma vez que até esta segunda-feira foram registrados 290.137 casos da doença, sendo que 1.518 entraram para a lista da SES-MG no prazo de 24 horas. Pelo menos 27.900 destes diagnósticos referem-se a pacientes ainda em recuperação.

Há ainda o registro de 28.787 mineiros contaminados pelo coronavírus que precisaram receber atendimento médico hospitalar nas redes pública ou privada. O numero de mortes continua preocupando as autoridades: são 7.240 óbitos confirmados para a doença e a taxa de letalidade permanece em torno de 2,5%, segundo estatística estadual. Diante disso, a reportagem verificou que em 75% dos registros das mortes há ligação com comorbidades anteriores – as mais comuns são as doenças do coração, diabetes e pneumopatias.

Nestes casos, especialistas em saúde afirmam que pacientes devem redobrar os cuidados diante da atual situação da pandemia. Dentre as principais recomendações para quem convive com pessoas em situação de maior risco para o coronavirus está:

 

• Manter distância de no mínimo 2 metros e evitar beijos e abraços;
• Dormir em quartos separados sempre que possível;

• Usar banheiros diferentes (se possível) e sempre limpá-los com água sanitária após cada uso;

• Não compartilhar objetos pessoais como talheres, copos e toalhas;
• Limpar e desinfetar todos os dias (com água sanitária, álcool 70%, ou desinfetante) superfícies de contato constante como celulares, computadores, interruptores, mesas, puxadores, maçanetas, tampos de mesas, corremão, etc;

• Lavar e trocar com maior frequência roupas, toalhas e lençóis. Não usar a mesma toalha de rosto e de mãos para várias pessoas;
• Manter os cômodos da casa sempre ventilados com janelas abertas.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: