Sábado, 13 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Aos 70 anos, professor destaca os segredos para o sucesso profissional

qua, 15 de outubro de 2014 00:33

MEL SOARES – “Que Deus abençoe e dê bastante proteção a todos os professores, porque hoje, atuar em uma sala de aula é um desafio espetacular”. Foi com esta citação de incentivo aos profissionais da área, que o professor de matemática e física José Rodrigues Alves de 70 anos de idade iniciou a conversa, após ser informado que seria o professor homenageado pela Gazeta do Triângulo nesta quarta-feira, 15 de outubro, Dia do Professor.

Atualmente, aos 70 anos de idade, o professor aposentado trabalha em um colégio particular. Foto: Gazeta do Triângulo

Atualmente, aos 70 anos de idade, o professor aposentado trabalha em um colégio particular. Foto: Gazeta do Triângulo

Nascido em 22 de maio de 1944, Zezé explicou que o reconhecimento vem após décadas de muita dedicação e amor, desde o início de sua trajetória como professor, iniciada no final dos anos 1950, aos 15 anos de idade.

Em entrevista, ele explica que por volta dos 20 anos chegou a ir para a faculdade e cursar matemática e ciências econômicas, no entanto, devido a compromissos de trabalho não se formou.

No entanto, mesmo sem o diploma, conseguiu aval do Estado para atuar em qualquer escola, ao ser contemplado pela Superintendência Regional de Ensino, que por volta da década de 90 reuniu supervisores que pesquisaram e comprovaram a sua proficiência na área de exatas, e o denominaram como autodidata.

Tal benefício foi conquistado graças a sua excelente atuação em diversos estabelecimentos dentre eles, Escola de Comércio Machado de Assis, Escola Estadual São Judas Tadeus, Objetivo e Contenda.

“Na fase de conquistar o título de autodidata obtive grande ajuda da então secretária de Educação, Carmélia Carrijo”, destacou.

Durante entrevista, várias histórias de superação vividas por seus alunos foram contadas. Uma delas foi sobre o número alto de alunos aprovados em concursos, por meio do trabalho em conjunto entre Zezé e o professor de Português Jarbas Ferreira. “Por meio desta parceria conseguimos que mais de 20% dos nossos alunos fossem aprovados no concurso da ESA. Tantas aprovações resultaram em investigação pública no município, quando uma equipe veio pesquisar o motivo de tantos alunos de Araguari aprovados”, comentou sorrindo.

Atualmente, aos 70 anos de idade, o professor aposentado trabalha em um colégio particular, e ainda faz parte da equipe de coordenadores de projetos da secretaria municipal de Educação. Para finalizar, o professor revela os segredos que o consagram como um dos melhores, senão, o melhor professor de Araguari.

“Dedicação e acima de tudo respeito pelos alunos são os princípios básicos para garantir uma aprendizagem efetiva. Além disso, acredito que a presença de Deus foi essencial para que tudo ocorra da melhor forma possível”.

3 Comentários

  1. antonio disse:

    Parabéns! Zezé você merece o reconhecimento. É o melhor professor mesmo. É professor do meu filho e ele diz que você além de ótimo professor é amigo dos alunos e se preocupa com todos!

  2. César Oliveira disse:

    Prof. Zezé! O Senhor sabe da minha admiração pelo seu trabalho. Faço questão de dizer, em todo lugar, que é O MELHOR professor de Matemática que conheci na vida. Tive o prazer de trabalhar com o senhor e posso dizer, sem medo de errar, que o senhor realmente representa nossa profissão, de uma forma digna e ética. Que tenha vida longa para que possa, ainda mais, repassar essa sua luz a muito mais pessoas.

  3. Odair disse:

    Graças a este Mestre e graças ao Mestre professor jarbas eu consegui passar na es a.

Deixe seu comentário: