Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Alunos do Proerd recebem certificados referentes ao segundo semestre letivo

sáb, 14 de dezembro de 2019 09:17

por Laura Alvarenga

Foi promovida na manhã desta sexta-feira, 13, a cerimônia de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A solenidade que correspondente às ações do segundo semestre deste ano, foi realizada no Ginásio Nadir Borges Brandão (Zebrinha), localizado na avenida Paraná, número 60, no bairro Goiás.

Conforme o tenente da Polícia Militar (PM), Reinaldo Severiano Machado, a cerimônia para a entrega de certificados contemplou quatro escolas do município, sendo o Sesi Minas, a Escola Municipal João Pedreiro, a Escola Estadual Paes de Almeida e a Escola Estadual Raul Soares. Ao todo foram 362 formandos das turmas do 5º e 7º ano das respectivas instituições de ensino.

Dissertações sobre o programa desenvolvidas durante o semestre foram premiadas na cerimônia

Dissertações sobre o programa desenvolvidas durante o semestre foram premiadas na cerimônia

 

O tenente da PM Flávio Alves Pereira, contou que durante o programa, os alunos desenvolveram uma redação sobre o Proerd. Na cerimônia, as melhores dissertações foram escolhidas para a premiação; aproximadamente duas de cada escola.

O militar ainda confirmou o retorno do Proerd em novas escolas em 2020. A escolha das instituições é feita através do convite para uma reunião com todos os estabelecimentos do município no início do ano letivo, quando o 53º BPM-MG apresenta o projeto a ser desenvolvido.

Na oportunidade, o colégio interessado deve demonstrar o interesse em participar do programa para que a relação de instituições seja feita. Em caso de ocorrer muitas inscrições, o tenente informou que é preciso um sorteio para definir os participantes, a fim de que seja possível cumprir a demanda adequadamente.

Proerd

 

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), se baseia em um esforço coletivo através da cooperação entre a Polícia Militar, a escola e a família. O programa é dividido em duas etapas, a ‘missão’ visa ensinar aos estudantes habilidades para tomada de boas decisões, no intuito de ajudá-los a conduzir um estilo de vida seguro e saudável. A segunda etapa é a ‘visão’, que trabalha na construção de um mundo no qual os jovens de todo os lugares estejam aptos ao respeito mútuo, além de conduzir uma vida livre do abuso de drogas, violência e demais comportamentos perigosos.

Entre os objetivos específicos do programa, estão: desenvolver nos jovens estudantes habilidades que lhes permitam evitar influências negativas em questões relacionadas às drogas e violência, promovendo fatores de proteção; estabelecer relações positivas entre alunos e policiais militares, professores, pais, responsáveis legais e outros líderes da comunidade escolar; permitir aos estudantes enxergarem os policiais militares como servidores, exercendo a atividade de policiamento tradicional e estabelecendo um relacionamento fundamentado na confiança e humanização; estabelecer uma linha de comunicação entre a Polícia Militar e os jovens estudantes e abrir um diálogo permanente entre a “Escola, a Polícia Militar e a Família”, para discutir questões correlatas à formação cidadã de crianças e adolescentes.

1 Comentário

  1. Araguarino disse:

    Este senhor que ocupa a cadeira de secretário de esportes serve só para aparecer na foto, pois trabalhar que é bom mesmo, nada!

Deixe seu comentário: