Alunos do CEM Hermenegildo Marques Veloso visitam a Câmara dos Vereadores
ter, 5 de setembro de 2017 05:03Da Redação
Durante a atividade, estudantes puderam tirar dúvidas sobre o papel dos representantes do Legislativo
A Câmara dos Vereadores recebeu, nessa segunda-feira, 4, a visita de alunos do 2º ano do ensino fundamental do Centro Educacional Municipal (CEM) Hermenegildo Marques Veloso, a convite do vereador Wesley Lucas Mendonça (PPS). Durante a atividade, os estudantes puderam conhecer a estrutura do prédio, além de tirar dúvidas sobre o papel dos representantes do Legislativo.
Esse ano, os alunos do CEM Hermenegildo Marques Veloso participaram do Desfile Cívico em comemoração aos 129 anos de Araguari e trabalharam a temática dos pontos turísticos da cidade, com destaque para a Câmara Municipal. A supervisora da escola, Veridiana Marina Ramos, comenta que, inicialmente, a temática seria abordada apenas pelos alunos do 6º ao 9º ano.

Estudantes puderam conhecer a estrutura da Câmara Municipal
“Nós tínhamos que escolher um tema que remetesse à história de Araguari, então, as disciplinas de história, geografia, artes e português optaram por trabalhar os pontos turísticos. Quando percebemos, a temática interessou toda a escola e, durante o Desfile Cívico, os alunos do pré ao 9º ano representaram esses locais”, explica a supervisora.
Após a apresentação, os alunos foram convidados para uma visita à Câmara Municipal, na qual puderam conhecer todas as salas do prédio, o museu histórico e o plenário, onde ocorrem as sessões. “Embora bem pequenos, os meninos ficaram bastante empolgados. Foi uma atividade espontânea; não preparamos perguntas, e deixamos os alunos tirarem suas próprias dúvidas. Foi uma experiência muito boa e indico a todas as escolas”.
O vereador Wesley Lucas Mendonça participou da atividade e afirmou que o convite foi uma maneira de retribuir a homenagem feita pela escola no aniversário da cidade de Araguari. “Nós acreditamos que, a partir dessa conscientização, estamos construindo um mundo melhor. A visita superou bastante minhas expectativas, principalmente no teor das perguntas. Às vezes, pensamos que uma criança de sete anos fará perguntas ingênuas, mas eles fizeram muitos questionamentos interessantes”.
Dentre as perguntas feitas pelos alunos, as principais foram: “O vereador pode construir coisas que a cidade precisa?”, “O vereador pode montar uma creche?”, “O vereador pode fazer leis?”, “Quem construiu a Câmara Municipal?”, “O que o prefeito faz?” e “O vereador pode fazer o que ele quiser dentro da escola?”.
Após a atividade, a reportagem do Gazeta do Triângulo questionou os estudantes sobre o que eles fariam, caso fossem vereadores. O aluno Guilherme da Silva, sete anos, iria melhorar as escolas, os trabalhos e fazer mais lojas. Rafaela Peixoto, sete anos, mandaria fazer mais creches, um shopping e uma pizzaria. O estudante Erick Fernando, prefere ser prefeito da cidade. “Se eu fosse prefeito ia aumentar o salário das professoras, fazer um cinema e um shopping e diminuir os preços nos mercados”.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- AMM aciona TCE&MG para suspender edital de concessão de rodovias federais pelo Estado ter, 3 de fevereiro de 2026
- Senar Minas amplia catálogo com dois novos treinamentos ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cidades de MG entre as 100 maiores arrecadações ter, 3 de fevereiro de 2026
- Mesmo com um desfalque importante, o Dallas venceu mais uma e praticamente assegurou sua vaga na próxima fase ter, 3 de fevereiro de 2026
- RADAR – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cascalho Rico intensifica combate à Dengue com a retirada de centenas de pneus e reforça compromisso ambiental ter, 3 de fevereiro de 2026
- Polícia Militar registra ocorrências de tráfico e prisões por furto e receptação no fim de semana ter, 3 de fevereiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Estão abertas as inscrições para a Lista de Espera por vagas na Rede Municipal de Ensino ter, 3 de fevereiro de 2026
- Grupiara celebra 63 anos com grande festa, show de Dyogo & Deluca e resgate das tradições locais ter, 3 de fevereiro de 2026
> > Veja mais notícias...
