Alunos da Escola Estadual Paes de Almeida participam de tour ecológico
qui, 8 de junho de 2017 05:57Da Redação
Atividades da Semana do Meio Ambiente terminam nessa quinta-feira com uma peça teatral
A equipe do Projeto “Agente Ambiental Mirim”, da secretaria de Meio Ambiente, realizou, nessa quarta-feira, 7, um tour ecológico com os alunos da Escola Estadual Paes de Almeida, como parte das atividades da Semana Mundial do Meio Ambiente.
De acordo com o Educador Ambiental da Sala Verde do Boque John Kennedy, Joelson Silvano de Moura, durante a atividade os alunos puderam conhecer o aterro sanitário, o Ecoponto e a Ascamara. “Nós estivemos nesses locais com 45 estudantes e muitos ficaram até chocados com a situação. A atividade prática é muito diferente de uma palestra ministrada em sala de aula, pois ali os alunos tem contato com a realidade”.
Os estudantes tiveram acesso a várias informações sobre a questão de reciclagem do lixo. “Na Ascamara eles viram como o material é separado e manuseado e no aterro sanitário puderam perceber que aproximadamente 30% do lixo recebido poderia ter sido separado, doado para entidades e reciclado. Ainda é preciso muita conscientização sobre essa questão da coleta seletiva”.
Nessa terça-feira, 6, a equipe realizou a Troca Ecológica, onde o material reciclável foi substituído por um kit básico de material escolar, contendo um caderno, dois lápis e duas borrachas. “Essa atividade não era realizada há alguns anos, então, decidimos promovê-la novamente durante essa semana. O principal objetivo não era evidenciar a troca, mas ensinar aos alunos que a reciclagem é necessária. Estivemos nas escolas antes e pedimos para que juntassem todo o material que conseguissem, pois algo que pode ser inútil para uma pessoa, pode ser o sustento de quem necessita”.
Durante a ação, foram distribuídos aproximadamente 200 kits de material escolar. “Conseguimos encher uma caminhonete com material reciclável, que foi doado para a Ascamara. As pessoas que trabalham nesse local necessitam desses objetos para obter sua renda diária e sustentar suas famílias”.
O educador ressalta que o objetivo da ação foi atingido. “Realizamos esse trabalho em conjunto com a equipe de Educação em Saúde do departamento de Zoonoses, então, além de conseguir o material para doação, a atividade contribuiu para a limpeza do meio ambiente, evitando a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Essas ações mostram à comunidade que é possível evitar a proliferação de várias doenças, desde que façamos nossa parte”.
A oficina Reciclarte, promovida pela equipe de Educação em Saúde do departamento de Zoonoses também ocorreu na terça-feira. “Essa é uma atividade realizada há muitos anos pela equipe e conseguimos conciliar para que acontecesse durante a Semana do Meio Ambiente, com a participação de aproximadamente 100 crianças. Parte do material recebido durante a Troca Ecológica foi utilizado e transformado em outros objetos, por exemplo, um vaso para plantas de garrafa pet que não permite o armazenamento de água”.
Segundo o educador, as atividades terminam nessa quinta-feira, 8, com uma palestra teatral realizada pelos alunos do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (Imepac) no Centro Educacional Municipal Rosângela de Fátima Cardoso. “Serão abordadas questões relacionadas à área de saúde, principalmente as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti”.
Outras atividades realizadas durante a Semana Mundial do Meio Ambiente foram a 15ª Ação de Despoluição do rio Paranaíba e uma Blitz Ecológica. “Acreditamos que nosso objetivo está sendo alcançado, pois esse ano, percebemos que havia menos material no rio Paranaíba se compararmos com 2016. Parabenizamos a todas as pessoas da comunidade que se envolveram com as questões ambientais e ficamos muito felizes. A conscientização sobre o meio ambiente é um trabalho diário”.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Quase 500 presos fazem Enem em JF sáb, 21 de dezembro de 2024
- Aeroporto Regional ganha acesso sex, 20 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (20/12) sex, 20 de dezembro de 2024
- Gás de cozinha pode ser encontrado em média por R$100,74 no municípioGás de cozinha pode ser encontrado em média por R$100,74 no município sex, 20 de dezembro de 2024
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
- PIB de Minas avança 1,2% no trimestre ter, 17 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (17/12) ter, 17 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...