Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Água residual é utilizada em serviço de terraplanagem na LMG-748

sex, 15 de setembro de 2017 05:17

Da Redação

Recurso é disponibilizado pela Estação de Tratamento de Efluentes do Distrito Industrial

A Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) do Distrito Industrial está promovendo, desde o início desse mês, o reaproveitamento de águas residuais. A iniciativa é do Governo do Estado de Minas Gerais, que opera a estação por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) em parceria com a Superintendência de Água e Esgoto (SAE) de Araguari.

 

Água de reuso é utilizada por empresas para a prestação de vários serviços

Água de reuso é utilizada por empresas para a prestação de vários serviços

 

De acordo com o superintendente da SAE, André Fabiano dos Reis, a estação disponibiliza 90 mil litros de água diariamente para o reuso. “Essa água passa pelo processo de tratamento e, quando liberada, volta para o córrego ou é armazenada em lagoas. Quando essas lagoas enchem o recurso deve voltar para o rio ou é captado através de caminhões pipa, que tem capacidade para nove mil litros”.

A água de reuso geralmente é solicitada por empresas que realizam a prestação de serviços relacionados à construção. “Essa água não é própria para consumo, mas pode ser utilizada em situações que não exigem água potável. Recentemente, a empresa que está realizando a obra de duplicação da rodovia LMG-748 solicitou o recurso para fazer a terraplanagem no local”.

Dentre as possíveis aplicações da água de reuso estão: irrigação de jardins e de cultivos, geração de energia, lavagem de ruas e vias, desobstrução de tubulações, uso em diversos processos industriais, construção civil, combate a incêndios em área urbana e criação de animais ou cultivo de vegetais aquáticos.

Os empresários que desejarem solicitar o recurso disponibilizado pela Estação de Tratamento de Efluentes devem entrar em contato com a Superintendência de Água e Esgoto pelo número (34) 3242-3579, ou pessoalmente no endereço avenida Hugo Alessi, 50, bairro Industrial. “O cidadão deve entrar em contato conosco e informar por meio de ofício qual será a finalidade da água, pois ela não é própria para consumo. Além disso, o solicitante é responsável pela contratação de um caminhão para o transporte do recurso”.

Economia de água

A campanha para economia de água continua em Araguari. O superintende da SAE comenta que, devido ao período de seca, os poços artesianos estão com o volume de água inferior ao que é necessário para abastecer o município. “Oriento que a população ajude a economizar o recurso, pois, caso o morador esvazie a caixa d’água e ocorra algum problema de abastecimento, ele poderá ficar sem água”.

Durante o período de seca, a sugestão é que os moradores não lavem as calçadas, não tomem banhos demorados, fechem a torneira ao lavar a louça e fiquem atentos para possíveis vazamentos nas residências. Além disso, as pessoas que perceberem o desperdício de água podem entrar em contato com a SAE, pelo Disk Desperdício (3242-3579), e realizar uma denúncia anônima.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: