Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Agentes penitenciários são ameaçados de morte em rebelião no Presídio

qui, 22 de janeiro de 2015 00:21
Rebelião aconteceu na noite do dia 21. Foto: Arquivo

Rebelião aconteceu na noite do dia 21. Foto: Arquivo

DA REDAÇÃO – A madrugada desta quarta-feira, 21, foi marcada por tumulto na unidade prisional de Araguari, devido à rebelião de detentos. O motim teve início por volta das 22h quando o preso L.F.F. de 26 anos de idade, solicitou a ajuda dos agentes penitenciários afirmando necessitar de atendimento médico.

Diante disso, o mesmo foi encaminhado a uma cela de triagem, a fim de aguardar o atendimento. Demonstrando insatisfação, o preso começou a incitar os demais alegando que estaria sendo vítima de agressão por parte dos agentes de plantão e que estavam lhe recusando o devido socorro.

Ao retornar à cela tentou dificultar sua entrada, estimulando outros presos a enfrentar e render os agentes penitenciários. Assim, utilizaram colchões como barricadas, quebraram cadeados de outras sete grades e liberaram os presos, provocando a rebelião.

Segundo informou Flávio Peixoto de Oliveira, coordenador interno, os agentes tentaram dialogar com os detentos, entretanto sem êxito. Foi necessário o apoio do GIR (Grupo de Intervenção Rápida) que utilizou balas de borracha e bombas de efeito moral para dispersar os presidiários.

Na ação apenas o detento L.F.F. foi atingido por um tiro com munição de borracha, sendo encaminhado novamente ao P.S, ficando aos cuidados da equipe médica de plantão. Ainda conforme contou o coordenador, a confusão foi motivada pela tentativa de fuga dos presos, sendo que, durante a ação, seis agentes teriam sido ameaçados de morte caso não deixassem o grupo fugir.

O motim foi contido com a chegada da Polícia Militar que registrou a ocorrência, além disso, a perícia técnica ficou responsável por efetuar uma inspeção no local para avaliar os danos e fazer os reparos necessários.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: