Agendamentos para inscrições da Cohab começam na segunda-feira
sáb, 4 de julho de 2020 15:30Da Redação

Programa da Caixa Econômica Federal irá analisar candidatos com maior potencial de financiamento.
Os interessados em concorrerem ao programa habitacional da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab), devem fazer o agendamento para a inscrição a partir da próxima segunda-feira, 6. Ainda sem prazo de duração definido, o atendimento poderá ser feito de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.
A Secretaria de Planejamento e Habitação ficará responsável por coletar os nomes e números para contato daqueles que desejam se inscrever. A partir da data mencionada, duas linhas telefônicas serão disponibilizadas para o agendamento, sendo elas; (34) 3690-3260 e (34) 3690-3277.
Este modelo de atendimento será priorizado durante esta primeira etapa, no intuito de evitar aglomerações, conforme recomendações que visam o combate à Covid-19. Neste momento, se faz extremamente importante a manutenção dos cuidados higiênicos, bem como, o isolamento social, a fim de minimizar a disseminação e contágio do novo coronavírus.
Segundo Marlos Fernandes, secretário da pasta responsável, o atendimento presencial, após a fase de agendamentos, começará no dia 13 de julho. O contato via telefone tem o objetivo de marcar dia e horário específico para o candidato comparecer à sede da Secretaria de Planejamento e Habitação, instalada junto ao Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CIAC), localizado na Praça Getúlio Vargas, nº 65, Centro. Na ocasião, os interessados devem preencher o formulário e entregar cópias de todos os documentos necessários. Qualquer dúvida será esclarecida durante a ligação de agendamento.

Projeto contempla a construção de dois residenciais em diferentes bairros do município
Em entrevista, o secretário informou que a renda estabelecida é familiar, de maneira que permite a participação de apenas um membro da família. Ao disponibilizar a lista de toda a documentação necessária, Marlos Fernandes adiantou que, a prefeitura irá fornecer o modelo das declarações manuscritas solicitadas, descartando a necessidade de registro em cartório. No que compete aos comprovantes de renda, os trabalhadores formais devem entregar cópias dos holerites de pagamento e/ou da carteira de trabalho, bem como, os registros bancários. Aos autônomos, fica restrito a apresentação apenas dos extratos bancários dos últimos três meses, de qualquer agência em que possua conta.
De acordo com a Secretaria de Planejamento e Habitação, no total, serão construídos 128 apartamentos por meio do programa Cohab. Destes, 96 imóveis estarão situados no residencial Bem-Viver, viabilizados nas proximidades do Hospital Municipal, no bairro Miranda; os outros 32 apartamentos restantes contemplarão o residencial Gramado, na região do bairro Santa Helena, próximo à Justiça do Trabalho.
Questionado sobre o formato de distribuição dos apartamentos entre os candidatos, e da previsão de entrega dos mesmos, Marlos Fernandes disse que, como se trata de um financiamento, aguarda um novo posicionamento da Caixa Econômica Federal. “O critério não seria sorteio. Será o que melhor tem capacidade de endividamento. Não há necessidade de correria. Vamos agendar e depois atender todos. Iremos selecionar e somente cadastrar as pessoas que se enquadram”, destacou o secretário de Planejamento e Habitação.
Pré-requisitos:
– Não ser proprietário de imóvel residencial;
– Não ter sido contemplado por nenhum programa habitacional (federal, estadual ou municipal) e não ter financiamento no Sistema Financeiro de Habitação em qualquer localidade do território nacional;
– Não estar cadastrado no SIACI (Sistema de Administração de Carteiras Imobiliárias) e/ou CADMUT (Cadastro Nacional de Mutuários) – que serão analisados pela CAIXA;
– Não possuir restrição cadastral (Serasa, SPC, BACEN e Receita Federal) – que será analisada pela CAIXA;
– Ser morador do município por no mínimo quatro anos, de acordo com a legislação municipal ou definido em ata pelo Conselho;
– Ser brasileiro nato ou naturalizado. Se estrangeiro, ter visto permanente no país;
– Ser maior de 18 anos ou emancipado;
– Ter capacidade de pagamento (renda mínima familiar R$1.800,00 e máxima R$ 7.000,00).
Documentação básica do candidato (a) e cônjuge/companheiro (a) – se houver:
– Original e cópia simples do CPF;
– Original e cópia simples do Documento de Identidade;
– Original e cópia simples da Certidão de Estado Civil;
– Original e cópia simples de comprovante de rendimentos;
– Original e cópia simples de comprovante de residência;
– Original e cópia simples do contrato ou recibos de pagamento de aluguel;
– Original e cópia simples de documento de identidade ou certidão de estado civil dos filhos menores residentes com o candidato;
– Declaração Negativa/Positiva de Propriedade de Imóvel;
– Declaração do candidato, de próprio punho, de que não possui nenhum imóvel;
– Declaração do candidato, de próprio punho, informando sua situação atual de moradia;
– Declaração do candidato, de próprio punho, informando quanto tempo reside no município;
Documentação Especial – Pessoas com Deficiência (PDC) – Candidato ou dependente habitacional:
– Laudo ou atestado médico recente;
– Termo de Curatela e autorização judicial para aquisição de imóvel para o (a) candidato (a) com deficiência intelectual;
Família Monoparental:
– Declaração do candidato, de próprio punho, informando que os filhos vivem apenas com ele.
Família Unipessoal:
– Declaração do candidato, de próprio punho, informando que a família é composta exclusivamente pelo (a) candidato (a).
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