Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Agência Nacional de Aviação Civil faz vistoria no aeródromo de Araguari

qua, 25 de julho de 2018 05:48

por Tatiana Oliveira

Relatório sobre possíveis irregularidades será encaminhado à prefeitura

Ontem, 24, pela manhã o Aeroporto Santos Dumont recebeu a visita de dois fiscais da Agência Nacional de Aviação Civil – Anac. Segundo assessoria de Imprensa do órgão, relatório será elaborado e encaminhado à prefeitura da cidade com os resultados da vistoria. Nenhuma informação sobre as percepções foi adiantada pelos fiscais à Gazeta do Triângulo.

Questões de segurança são verificadas durante visita

Questões de segurança são verificadas durante visita

 

O secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Luiz Antônio Lopes, informou à Reportagem que se trata de visita rotineira e adianta a respeito do atraso da entrega do Plano Básico de Zona de Proteção– PBZP. “Na realidade, foi acordado que dentro de um ano teríamos que resolver a situação e não houve tempo hábil. O processo está em tramitação e falta entregar o PBZP e cercar as áreas críticas do aeródromo, o que está sendo licitado”, alega Lopes. “O PBZP é importante para evitar dissabores de interdição do aeroporto novamente.”

Lopes refere-se a um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC – assinado pela prefeitura para que as atividades do aeroporto fossem liberadas em 29 de junho do ano passado. Conforme consta no TAC, a Administração Aeroportuária local deve se adequar às normas previstas no Código Brasileiro de Aeronáutica – CBA, que dispõe principalmente sobre as restrições aos objetos projetados no espaço aéreo, afetando a segurança ou regularidade das operações aéreas. O PBZP foi condição prevista no TAC para que o local voltasse a realizar pousos e decolagens de aeronaves.

Entre as modificações necessárias, afirma Lopes, está a notificação de antenas na cidade que devem ser legalizadas junto ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo – Decea. “Não se trata de retirar essas antenas e sim proceder à legalização para que sejam identificadas no Sistema de Posicionamento Global  – GPS.”

As cercas, segundo ele, servem para evitar invasões bem como a presença de animais na pista. “Estamos trabalhando a possibilidade de reintegrar as áreas invadidas e o Meio Ambiente autorizou o corte de árvores que prejudicam a segurança dos voos. Vamos notificar os moradores para que façam os muros das residências no local correto.”

Para o piloto Marcos Reis, que acompanhou a vistoria, a visita é motivo de preocupação. “A Anac estava verificando as condições de segurança e operacionais do aeroporto, as quais estão péssimas. Pelo meu conhecimento, tenho quase certeza que irão interditar o aeroporto”, lamenta. Conforme explica à Reportagem, em caso de interdição as aeronaves devem ser removidas. “Se isso acontecer, a alternativa é retirar os 40 aviões daqui. O aviso deve ser realizado com 15 dias de antecedência, para que possamos tomar essas providências colocando as aeronaves em um hangar mais próximo.”

A Gazeta do Triângulo entrou em contato com o Decea a respeito da atual situação sobre o TAC firmado com a prefeitura, mas até o fechamento da edição ainda não obtivemos retorno.

Mudança do local do aeroporto

Sobre possível mudança de endereço do aeroporto, o secretário de Trânsito afirma que não há nada concreto. “É um sonho do prefeito Marcos Coelho de Carvalho (MDB) mudar o aeroporto de lugar para a ligação dos bairros Flamboyant e Gutierrez. Estamos trabalhando essa possibilidade. Não é fácil, mas também não é impossível.”

4 Comentários

  1. Janis Peters Grants disse:

    Prezada Tatiana,

    É de longa data, a deliberada ação da Gestão do Executivo, para inviabilizar as atividades no Aeroporto de Araguari. Cercas, mato, qualidade do asfalto, posto de combustíveis, a SEDE…

    (…)
    É um sonho do prefeito Marcos Coelho de Carvalho (MDB) mudar o aeroporto de lugar para a ligação dos bairros Flamboyant e Gutierrez. Estamos trabalhando essa possibilidade. Não é fácil, mas também não é impossível.
    (…)

    Não há RECURSOS FINANCEIROS para a construção de outro Aeroporto. A Gestão do Executivo continuará com esta logística destrutiva, obrigando os proprietários de aeronaves a abastecerem em Uberlândia, ou aqui, próximo de mim, no Aeroporto entre Catalão e Três Ranchos-GO, até uma FORÇADA INTERDIÇÃO ?!

    Na interação entre Mídias on-line, Jornais, Blogs e Redes Sociais, o dia de ontem para quem está conectado foi bastante produtivo no quesito GESTÃO PÚBLICA e CONTROLE SOCIAL.

    Parece-me agora, que – quem arquiteta encher as próprias burras com dindim proveniente de NEGOCIATAS ESCUSAS com a área do atual Aeroporto, demandará em mais um tempinho, preferencialmente em logísticas LÍCITAS, praticadas pessoalmente ou por PROCURADORES, íntegros, e não via relacionamentos interpessoais e ingerências na COISA PÚBLICA por longa data.

    Ninguém é contra a transferência do Aeroporto para uma nova área.

    Somos contra, intentarem isso nas coxias, nos bastidores, ANTES da construção, homologação, e inauguração de um NOVO AEROPORTO, operacional, e no fundo do quintal de quem quer que seja, pois, se liberarem tal área agora para algum EMPREENDIMENTO IMOBILIÁRIO de algum correligionário parS/A, JAMAIS, repito, JAMAIS Araguari terá outro, pois existe e continuarão existindo, PRIORIDADES de interesse coletivo. E ainda teríamos que suportar tal OBRA PÚBLICA nas campanhas de postulantes a Prefeito, Vice, Vereadores e Deputados, por uns dez pleitos, promessas e promessas, Modus operandi.

    Hoje em dia, qualquer Tribo de Índios lá no meio do mato, deseja uma pista de pousos e decolagens… Menos a Tribo dos Araguaris. Estes, reclamam do barulho dos “pássaros de ferro”, em meio ao estardalhaço e à fedentina do passarinho HOOPOE.

    Primeiro construam outro AEROPORTO, OPERACIONAL, depois, faturem com aquela área, se possível, de forma LÍCITA. Discretamente. Decentemente.

    – Ah !!! Se existissem tal movimentação VIRTUAL nos tempos da construção do HOSPITAL MUNICIPAL DE ARAGUARI, talvez o desfecho do MAIOR GOLPE – MARCO NA GESTÃO PÚBLICA ARAGUARINA seria outro, e não este, sem culpados, sem restituição, fadado deliberadamente à prescrição… Sem Hospital…

    – HOSPITAL TERMINAL. Natimorto.
    – AEROPORTO, com GESTÃO COMPETENTE, um dia TERMINAL. Modal.

    Atenciosamente,
    Janis Peters Grants.

  2. Junior disse:

    Um governo que ADORA PERDER recursos não vai conseguir mudar esse aeroporto de localidade nunca a não ser que o GINÁSIO fique pronto e troque de lugar com aeroporto.

  3. Roberto disse:

    E estão até sonhando para acabar com o Aeroporto vendendo a área para a especulação imobiliária, porque como eu disse, construir outro Aeroporto nem o governo federal, nem estadual não interessa e não tem verba disponivel. Atualmente o governo está e privatizando os Aeroportos quanto mais construir um aqui, fiquemos de olho Araguari vai ficar chupando dedo nem se a prefeitura vender a área sendo previamente liberada pelo Governo Federal, construirá outra pista de avião porque são milhões. Vamos ver o andar da carruagem se não vai acontecer do jeito que eu falei.

  4. Federal disse:

    As pessoas nem sabe o que vai acontecer com a cidade de brejo Alegre . Essa é a hora de Araguari ter apenas 1 UM DEPUTADO CONFORME A LEI .

Deixe seu comentário: