Quinta-feira, 05 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Agência da Caixa Econômica Federal completa 62 anos em Araguari

sáb, 28 de junho de 2014 00:11
Funcionários da agência da Caixa em Araguari comemoram resultados e marca histórica na cidade

Funcionários da agência da Caixa em Araguari comemoram resultados e marca histórica na cidade

ADRIANO SOUZA – A história dos 62 anos da agência da Caixa Econômica Federal em Araguari, comemorados nesta quinta-feira, 26, começou em 22 de abril de 1950. Nesta data, a edição nº 844 do ano XV da Gazeta do Triângulo trouxe na sua capa as primeiras movimentações iniciadas por Manoel França Campos, então presidente da Caixa Econômica Federal em Minas Gerais. Ele ordenou a instalação da agência local através de dois integrantes do alto escalão de funcionários da CEF de Minas Gerais: Antônio Castro Almeida (Inspetor da CEF) e seu irmão Cyro de Castro Almeida, gerente da agência de Uberlândia. Ao chegar a Araguari, ambos procuram João Rodrigues da Cunha, então presidente do partido PSD local; o senhor Coletor Federal, Jorge Caetano de Alencar; Antônio Boaventura Sobrinho e Genésio Batista de Melo que seria então gerente da agência da Caixa em Araguari.

Em sua inauguração contou com ilustres presenças locais e da Caixa Econômica Federal de Minas Gerais. No destaque, o então prefeito Fausto Fernandes de Melo discursa durante a solenidade de inauguração

Em sua inauguração contou com ilustres presenças locais e da Caixa Econômica Federal de Minas Gerais. No destaque, o então prefeito Fausto Fernandes de Melo discursa durante a solenidade de inauguração

Com essa reunião ficou definido o local para instalação em um imóvel na rua Rui Barbosa, próximo à esquina com a rua Rodolfo Paixão onde estava instalada a casa comercial “A Principal”, região central da cidade. No texto publicado na época, foi lembrado que outras três cidades mineiras disputavam a instalação de uma agência da CEF, e por isso, foi enaltecida a participação dos doutores Manoel França Campos (Presidente da CEF em Minas) e Antônio Caran (Inspetor da CEF). A agência não se instalou no imóvel definido e sim, na rua Rio Branco onde abrigou a Drogaria Central.

Na carta oficial de instalação da agência escrita a punho, trazia os seguintes dizeres: Caixa Econômica Federal, O Banco do Povo. “Contará a nossa cidade, dentro de poucos dias com uma agência da Caixa Econômica Federal, a dinâmica organização de crédito que nas praças onde se instala, aumenta desde logo a confiança do povo e coloca em realidade o sonho de cada um na economia própria. As Caixas Econômicas surgiram no Brasil em caráter oficial em 1860, amparadas pela Lei nº 1083, de 22 de agosto do mesmo ano, que lhes deu a forma de estabelecimento público, subordinados ao Tesouro Nacional que assumiu a garantia da restituição dos depósitos feitos a partir de 5,00 reis, todas as transações com garantia do governo federal”. Agência de Araguari, Edifício José Rocha.

Tempos depois, a agência se transferiu para a avenida Tiradentes ao lado da Igreja Presbiteriana e somente no dia 20 de abril de 1980, mudou para sua sede própria para a mesma avenida onde permanece até os dias de hoje. Autoridades locais e do Estado compareceram na solenidade de inauguração das modernas instalações da agência com discursos das autoridades da Caixa Econômica Federal em Minas e do então prefeito de Araguari Fausto Fernandes de Melo.

Atual gerente geral da agência Araguari, Horácio Vilarinho Junior enalteceu o empenho e esforços iniciados ainda na década de 50 e principalmente a comunidade que acreditou e sem sombra de dúvidas, tem papel fundamental nessa trajetória de sucesso da agência local. “Estou aqui há três anos e posso dizer sobre ações importantes realizadas pela cidade através de projetos junto ao governo federal como os programas “Minha Casa Minha Vida” que posso dizer está sendo um recorde para o município com mais de três mil residências construídas somente neste período. Além dos nossos clientes, aproveito a oportunidade para agradecer o empenho da equipe que trabalha muito para atender a comunidade” destacou Horácio ressaltando o projeto em andamento para construção da segunda agência em Araguari brevemente.

Essas importantes e históricas informações são fruto de mais uma parceria da Gazeta do Triângulo com a equipe do Arquivo Histórico e Museu Dr. Calil Porto, através das amigas Aparecida da Glória Vieira e Juscélia Abadia Peixoto.

3 Comentários

  1. JOSÉ DOMINGOS - Gerente CAIXA e Araguarino de coração disse:

    Parabéns à CAIXA e aos seus FUNCIONÁRIOS que trabalham a cada dia por uma ARAGUARI melhor para todos.

  2. Horacio Vilarinho disse:

    Parabéns a todos os Economiarios da CAIXA que, juntos, e de mãos dadas com a população araguarina, atendem aos anseios de toda comunidade!
    Ao grande jornalista Adriano, nossos parabéns e agradecimento pela bela matéria!

  3. Regiane Martins Ribeiro Silva disse:

    Eu tinha uma conta poupança na caixa dos Mineiros,e a caixa mudou de nome e eu nunca recebi o valor que tinha depositado lá, como faço pra receber?

Deixe seu comentário: