Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Aeródromo de Araguari deve receber manutenção na próxima semana

qua, 22 de novembro de 2017 05:14

por Tatiana Oliveira

Local será interditado para realização de capina na pista

Fábio Ribeiro dos Santos é piloto e utiliza o Aeródromo Santos Dumont há cerca de 18 anos. Segundo ele, vários problemas graves são notados no local. Mensalmente os usuários pagam uma parcela pelo uso dos hangares, que deveria ser revertida na manutenção e em melhorias. “Os problemas seguem durante vários anos e nada é feito. É um descaso não apenas dessa gestão”, afirma.

Aeródromo de Araguari deve receber manutenção na próxima semana

Aeródromo de Araguari deve receber manutenção na próxima semana

 

Em meados deste ano, o Aeródromo ficou interditado durante aproximadamente 15 dias devido a problemas de segurança. A liberação para pousos e decolagens aconteceu somente depois de a prefeitura comprometer-se a criar um Plano Básico de Zona de Proteção – PBZP.  Em entrevista à Gazeta do Triângulo, o piloto apontou diversos pontos urgentes a serem melhorados. “O asfalto da pista está em péssimas condições. Há um risco alto de soltar alguma pedra e, se ela entrar na hélice ou na turbina, provoca um acidente”, conta.

“Falta também um alambrado no entorno da pista, pois muita gente trafega por lá, o que é perigoso. Isso também foi exigido pela Agência Nacional de Aviação Civil – Anac”, acrescenta. Outro detalhe, relatado anteriormente na Gazeta do Triângulo, são as invasões. “Havia muitos eucaliptos plantados nas duas cabeceiras da pista. Eles foram retirados, mas ainda restaram alguns”, relata o piloto.

O local apresenta problemas de segurança como animais e pessoas transitando além de más condições na pista. Estima-se que, com a falta de regularização dos hangares, o aeroporto tenha deixado de arrecadar cerca de R$ 700 mil, valor que seria usado para a manutenção.

Invasão

Outra invasão foi encontrada pela secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana. “Durante uma visita que fazíamos no local para notificar algumas residências nos arredores, constatamos que uma escola está sendo construída em propriedade do Aeródromo”, relata Luiz Antônio Lopes, secretário da pasta. Segundo ele, o proprietário do terreno construiu um colégio ultrapassando os limites do terreno em 10 metros. “São 40 metros legalizados, onde a escola foi construída, mas o proprietário ultrapassou 10 metros, cercando com muro uma área de lazer. Ele foi notificado e terá que derrubar o muro”, diz. Conforme conta à reportagem, o dono da escola vai levar toda a documentação na secretaria de Trânsito essa semana para fazer o procedimento correto.

Capina

O Aeródromo “Santos Dumont” deve receber obras de manutenção na próxima semana, é o que informa o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana Luiz Antônio Lopes. “Estamos aguardando uma resposta do secretário de Serviços Urbanos para ver se ele pode nos ceder funcionários para realizar o trabalho”, afirma Lopes.

Segundo ele, mesmo que a secretaria de Serviços Urbanos não contribua com a mão de obra, a manutenção deve ser feita na próxima semana. “Pretendemos começar na segunda-feira mesmo. Terei que notificar todos os usuários que locam os hangares, pois o aeroporto ficará interditado”, coloca Lopes.

A previsão é que o local deixe de receber pousos e decolagens durante uma semana. “A pista é ruim, e o mato está em vários locais, por isso vamos realizar o serviço de capina. Por segurança, o local ficará interditado”.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: