Terça-feira, 10 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Adivinha quem vai bater?

qua, 1 de outubro de 2014 00:26

Abertura Ficha Técnica

Fio Maravilha e as lembranças do futebol no dia internacional da música. Foto: Divulgação

Fio Maravilha e as lembranças do futebol no dia
internacional da música. Foto: Divulgação

Queria um texto que transmitisse o que sentia. Um artigo que desse a dimensão do esporte bretão. Pensei, busquei e encontrei em uma palavra, um verso e uma estrofe. Falava de futebol, mas não era de campo e bola. Era de sua história.

Aproximei de dilemas, distanciei-me de clichês. Ganhei problemas, perdi a vez. Procurei encanto, cedi ao pranto. Tens o víeis da inspiração, mas não os ingredientes para a criação. Até que em busca de futebol, fui salvo por Pixinguinha.

Para ele, “é coisa séria, é brincadeira, bola vai e volta, vem brilhando no ar. E se o juiz apita errado é que a coisa fica feia. Coitada da sua mãe, mesmo sendo uma santa, cai na boca do povão. Pode até ter bolacha, pontapé, empurrão. Só depois de uma ducha fria é que se aperta a mão. Ou não!”.

Mas de repente, é aquela corrente pra frente, parece que todo o Brasil deu a mão. É camisa dez da seleção! Vander Lee conseguiu desvendar sua mulher. “Ela finge que não, mas no seu coração ainda sou artilheiro. Só faz isso porque, meu irmão, eu sou Galo e ela é Cruzeiro”. Tricolor da cabeça aos pés, Chico relutou – “para estufar esse filó como eu sonhei, só se eu fosse o Rei.”

Enquanto isso, Jorge Ben eternizava Fio Maravilha. Queria mesmo era ter o privilégio de contar com o camisa dez da Gávea. A ansiedade pelo domingo de manhã, Neguinho da Beija-Flor não escondia. Samuel Rosa se rendia: “Que coisa linda é uma partida de futebol!”

No dia internacional da música, procurei futebol, encontrei histórias. Dispenso a ideia de confundi-lo com mais essa. Em busca de inspiração, encontrei um lance em uma canção. Ainda assim, será difícil esquecer. É falta na entrada da área, adivinha quem vai bater?
vinheta pj

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: