Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Ações de prevenção ao crime são feitas pela Polícia Militar durante operação Fecha Região

sex, 17 de agosto de 2018 05:24

Da Redação

Na última quinta-feira, dia 16, equipes do 53º Batalhão de Polícia Militar participaram novamente da operação Fecha Região, determinada pelo comando regional da Polícia Militar. Outras cidades da região também se envolveram na ação, como Uberlândia, Ituiutaba e Tupaciguara.

As atividades tiveram início às 16 horas  **Divulgação

As atividades tiveram início às 16 horas
**Divulgação

 

De acordo com informações do tenente Odison de Oliveira, as atividades, preventivas e repressivas, tiveram o intuito de atuar diretamente na prevenção da criminalidade. “A ação acontece em todos os setores da cidade, com abordagens de suspeitos, prisões de autores com porte ilegal de armas de fogos, com drogas ilícitas, acusados de roubos, além disso, se for necessário, abordagem no trânsito”, afirma.

As atividades tiveram início por volta das 16 horas, com término previsto para 23 horas. O militar afirma que houve equipes espalhadas por toda a cidade, trabalhando para evitar futuros atos violentos, como assaltos e homicídios.

A operação também foi promovida no centro da cidade, onde há grande movimentação de pessoas e também constantes registros de roubos de celulares. Além disso, os militares atuaram com vários mandados de busca e apreensão, direcionado para armas de fogo e drogas.

Ainda este mês, os militares devem fazer nova operação. “Nós tivemos um início de ano complicadíssimo, com vários homicídios e crimes violentos. Mas, o índice de criminalidade é menor quando comparado com o ano passado. Então, estamos trabalhando com essas operações de forma a continuar melhorando os números.”

Além das operações realizadas frequentemente pela PM, o militar orienta a população nos cuidados a serem tomados, a fim de contribuir com a queda no índice de crimes, principalmente roubos e furtos. O tenente ressalta que, em caso de viagens, o morador deve pedir para algum vizinho manter a rotina da casa, por exemplo não deixando as cartas acumularem na caixa de correio, pois isso dá indícios de que não há pessoas na casa.

Outra orientação é, no caso de ver pessoas suspeitas rondando o local, ligar imediatamente para a polícia. “Em qualquer movimentação estranha, basta acionar a polícia, de forma anônima, que a equipe irá averiguar a situação, mesmo que seja apenas suspeita”, alerta.

No caso de roubo de celulares, o tenente aponta que é uma das ocorrências mais frequentes, principalmente, devido à imprudência das pessoas, que “transitam com os celulares em mãos, facilitando a ação de bandidos”. Utilizar fones de ouvidos ao andar pela rua e deixar o celular no bolso de trás da calça também facilitam a ação criminosa.

Além disso, em casos de avistar pessoas suspeitas, a instrução é mudar a rota e ligar para a polícia, descrevendo as características da pessoa. “São medidas de autoproteção que favorecem a segurança”; então, de forma geral, em qualquer ocasião suspeita, a orientação final é ligar para o 190, acionando a Polícia Militar.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: