Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

A polêmica exibição de “Tim Maia” na Rede Globo

qua, 7 de janeiro de 2015 00:02

Abertura meio desligado

tim1Um cantor que sem dúvida tem um lugar garantido no top 5 dos grandes nomes de nossa música brasileira, Tim Maia continua gerando polêmica até mesmo depois de partir. Um filme contando a vida do músico, exímio compositor e arranjador foi lançado em outubro de 2014. A Rede Globo, sob o nome de “Tim Maia – Vale o que Vier”, exibiu nos dois primeiros dias do ano uma espécie de recriação do filme de Mauro Lima.

A versão que foi ao ar era uma minissérie de dois capítulos que intercalava cenas do filme com depoimentos de artistas que conviveram com Maia, fazendo um misto de documentário e drama. Na TV, o “Síndico”, interpretado pelo ator Babu Santana, aparece em seu último show. “Vale o que Vier” garantiu recorde de audiência no horário.

tim2Mas o próprio diretor do filme classificou o material da emissora como um “subproduto” em uma postagem no Twitter, além de sugerir aos que não viram a versão exibida nos cinemas que não assistissem a versão da Globo. A situação ficou desconfortável por aí, mas isso era apenas a ponta do iceberg.

Começaram a aparecer várias críticas sobre a forma tendenciosa com que foi abordada a relação entre Tim e Roberto Carlos. Na minissérie, cortaram uma cena do longa em que o “Rei” humilhava Tim lhe dando um par de botas velhas e dinheiro amassado. Além de excluir essa cena, a minissérie acrescenta uma fala de Babu Santana após um trecho do filme onde Roberto ajuda Tim a conseguir um contato com uma gravadora. “E foi assim, rapaziada, que Roberto Carlos lançou o gordo mais querido do Brasil.” Imediatamente após o assunto ganhar notoriedade nas redes sociais, a Globo retirou a minissérie do site da emissora.

tim3Não havia assistido “Tim Maia” no cinema com receio do resultado, mas até que não me decepcionei de todo com o que vi na TV. Algumas partes eram até agradáveis, mas outras muito teatrais. No entanto, a superficialidade e rapidez com que foram tratados alguns dos momentos mais interessantes da carreira dele incomodaram.

Independente de edição, o filme deixou claro o tempo todo que Roberto Carlos é um desafeto de Tim. Mas nem o estrondoso sucesso do “Rei” fez Tim Maia duvidar do próprio talento. Seu devido reconhecimento ainda não chegou. A tortuosa carreira marcada por excessos infelizmente tem mais peso, na opinião de muita gente, do que a evidente força de suas canções, algumas delas eternizadas no imaginário dos brasileiros. Fãs de Roberto que me desculpem, mas Tim, ele sim, é fundamental.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: