Quarta-feira, 10 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

A Copa e os problemas do Brasil, por Gerson Araújo

sex, 27 de junho de 2014 00:02

 * Gerson Araújo

Com tantas manifestações de repúdio pela realização da Copa, sob a alegação de que o nosso país passa por dificuldades na saúde, na educação, na segurança e em todas as demais áreas, que me veio à mente que estas pessoas só descobriram esta realidade nestes últimos dias. Mesmo com a confirmação de que houve gastos excessivos na construção de estádios e que tenha havido superfaturamento na avaliação dos preços, para nossa tristeza, isto não se constitui em novidade, pois a cultura da maioria dos administradores públicos e também privados é de que só estão repetindo o que já acontece desde o descobrimento do Brasil.

É claro que não podemos concordar com esta realidade. É preciso que políticos e empresários corruptos sejam banidos da administração pública, e isto se consegue com a conscientização dos eleitores para que não reelejam aqueles que, notoriamente, se comportam desta forma, que a justiça seja célere em condená-los e puni-los exemplarmente, e não simplesmente boicotando, muitos de forma agressiva, a esta manifestação cultural autenticamente brasileira, que é o gosto pelo futebol, o esporte mais popular do mundo.

O que mais me chama a atenção é o fato de que, na disputa do Brasil para ser o anfitrião deste evento, pouquíssimas foram as vozes que se manifestaram contrariamente, naquele momento de tensão, em que o nosso país venceu duas ou três outras nações que pleiteavam o mesmo objetivo, e a nossa terra tinha, à época os mesmos problemas de hoje.

Sem dúvida que o direito de manifestação é legítimo e faz parte do processo democrático, no entanto este direito está dando ocasião, sob o manto de uma atitude patriótica, a desmandos que incluem depredações, ataques pessoais, tudo isto com risco de mortes e outras situações incontroláveis. Além da atitude hipócrita de muitos, que se dizem contra, mas já adquiriram todos os apetrechos tais como bandeiras, bonés, camisetas, e até os ingredientes para o churrasco.

A Copa já está aí, seleções de todos os continentes já estão em campo e são estas imagens é que tem de ser enviadas aos seus países de origem e para, praticamente, o mundo todo. Eu sou veementemente contra todas as atitudes políticas e administrativas dos atuais governantes do nosso país, mas nem por isto deixo de gostar de futebol, da nossa seleção e garanto que vou assistir aos jogos, torcendo para que o Brasil seja hexacampeão.

* Vereador-Londrina/PR

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: