A araguarina que transformou o esporte em superação
qua, 26 de março de 2014 00:00MUDANÇA DE PLANOS
O que para muitos é apenas um lazer se tornou o enredo perfeito de uma história de superação. A cada semana, Cristiane Maria de Freitas vive uma expectativa distinta de alguns moradores em Araguari. Funcionária pública, ela divide a função com os treinos exercidos à noite em Uberlândia. Entretanto, nem sempre foi assim.
Há quatro anos, Cristiane de Freitas sofreu com distúrbios ocasionados na tireóide. Com um ganho de 20 quilos, lidava não apenas com o desconforto físico, como também uma depressão. Mesmo sob recomendações médicas, era mais fácil o esporte araguarino se livrar da inércia do que ela levantar de sua cama.
Até que um dia um retrato começou a preencher uma nova realidade na vida da moradora. Eram os preparativos para a 2ª Maratona do Cerrado. Com 18 dias para treinar, Cristiane teve que desafiar até o proprietário da academia, pessimista diante do seu estado físico. Aos 36 anos, ela apresentava 84 kg, o que não a impediu de alcançar os 5 km do desafio. Começou ali e não parou mais.

Por problemas de saúde, Cristiane de Freitas chegou a pesar 84 kg e
encontrou nas corridas uma solução. Foto: Divulgação
.
NOVA REALIDADE
Desde então, colecionou mais de dez corridas de rua, onde conheceu algumas de suas principais referências, como a atleta araguarina Gina Debs e a professora de hidroginástica, Carmen Bittar. Chegou a perder 13 quilos em menos de um ano e entrou para um grupo de treinos conduzido pelo preparador Freddy Guerra em Uberlândia. “Ali não tem idade, condição financeira ou performance física. Tem gente que gosta de gente de uma forma muito saudável”, conta.
Recentemente, Cristiane teve que interromper os treinamentos em função de um mal estar. Ainda assim, decidiu participar pela primeira vez de uma corrida noturna na Copa Internacional de Mountain Bike. Para quem transforma o esporte em uma trilha de superação, basta uma linha de chegada para que um novo caminho seja traçado.
.
PROMESSAS DO ESPORTE
A cada semana, a credencial de uma aposta para o esporte araguarino.
Nome: Maria Luíza Santos de Oliveira
* 26/05/1999
Modalidade: basquete (armadora)
Base: atleta desde os 10 anos no projeto Apaed (Associação dos Pais e Amigos dos Estudantes Desportistas) no bairro Ouro Verde e depois no centro de treinamento conduzido pelo técnico Maurício Diniz.
Principais conquistas: campeã dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) e dois vice-campeonatos estaduais. Convocada pela seleção mineira de basquetebol sub 15 para o torneio nacional no Paraná.
Próximos passos: em 2014, participa de testes nas cidades de Barretos e Santo André (SP), duas das principais vitrines do basquete nacional.
.
RETRATO DA SEMANA

Os 50 anos do golpe militar. No detalhe, o ex-deputado estadual e atual presidente da CBF, José Maria Marin e o ex-prefeito de São Paulo, Paulo Maluf
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Tremor não impacta as barragens seg, 15 de dezembro de 2025
- CANTINHO DO MÁRIO – 13 DE DEZEMBRO dom, 14 de dezembro de 2025
- DA REDAÇÃO -13 DE DEZEMBRO dom, 14 de dezembro de 2025
- Motoristas da Saúde de Tupaciguara recebem treinamento abrangente focado em qualidade e ética dom, 14 de dezembro de 2025
- Polícia Rodoviária Federal e concessionárias seguem mobilizadas com passagem de super carga dom, 14 de dezembro de 2025
- Supercopa Panda Mito – São Bernardo dom, 14 de dezembro de 2025
- Série Bronze de Futsal LAFS – Elo Imports dom, 14 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Romaria desenvolve programa especial de Natal com entrega de presentes dom, 14 de dezembro de 2025
- Projetos de Lei são aprovados em sessão extraordinária da Câmara dom, 14 de dezembro de 2025
- Polícia Militar de Meio Ambiente encerra atividades do Progea 2025 dom, 14 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...


